31/01/2018

The Post (2018)

             Um filme realizado por Steven Spielberg e com Tom Hanks e Merly Streep como protagonistas? Por que é que sequer vamos ter uma entrega de prémios? Dêem-lhes já tudo e assim toda a gente poupa alguns trocos e tempo. O quê? Parece que esta proposta não foi aceite… Por isso, veremos se “The Post” merece, de facto, estar entre os grandes ou se esta foi uma grande oportunidade desperdiçada.
            A publicação relativa a um encobrimento sobre a guerra do Vietnam que envolve quatro presidentes norte-americanos coloca em colisão Kay Graham e o governo.
            Não me caiu tudo da melhor maneira. E, se calhar, isso tem muito a ver com as expectativas que tinha depositado no filme. É que a grande trama sobre se se deve tornar público os papéis não me parece tão interessante como a história das consequências dessas publicações. Claro que saber se o direito de expressão prevalece em relação a segredos de estado é algo sempre pertinente, que continua relevante nos dias de hoje, só que, para mim, não foi tratado da melhor maneira.
            Streep é sempre incrível nos desempenhos que faz e, em “The Post”, não há exceção. Mostra-se, inicialmente, como uma Kay Graham que não sabe bem o seu papel na empresa, onde ninguém acredita muito nela, e que, aos poucos e poucos, vai começando a ter a sua voz ouvida. E tal não podia deixar de ser sem a ajuda de Ben Bradlee, (interpretado por Hanks) que lhe tenta mostrar aquilo que define o jornalismo e pelo qual o Post se deve guiar.
Há uma sensação de urgência na corrida pela aquisição e publicação, do estudo relativo à guerra do Vietnam, antes do New York Times, mas, no fim, não se consegue criar um verdadeiro impacto.
Se merece a nomeação para 2 Óscares? Para o de Melhor Filme certamente que não, mas para o de Melhor Atriz Principal não tenho nada contra.

Sem comentários:

Enviar um comentário