20/04/2021

Nomadland - Sobreviver na América (Nomadland - 2021)

          Finalmente, as salas de cinema voltaram a abrir (vamos ver se é desta e assim continua) e nada melhor como ver um dos grandes nomeados para os Óscares deste ano. Uma boa maneira de recomeçar é voltar a ver a grande Frances McDormand no grande ecrã, num filme realizado por Chloé Zhao.
          Depois de ter perdido tudo durante a recessão, Fern, uma mulher nos seus sessenta anos, embarca numa viagem pela América, numa versão moderna de uma vida nómada.
          Honestamente, o filme foi extremamente desapontante. Não que a mensagem seja difícil de entender, ou que as interpretações sejam más, apenas não foi capaz de prender a atenção. Tudo tem uma boa fotografia e mostra grandes paisagens só que, muitas vezes, estas cenas demoram mais tempo do que o necessário e acabam mais por distrair do que cativar.
          Frances McDormand mostra uma personagem que, no início, mostra-se algo relutante com a sua nova realidade mas que, à medida que vai conhecendo mais pessoas que vivem da mesma maneira, se vai ambientando cada vez mais. Porém, mesmo assim, nunca é algo que a satisfaz completamente e, mesmo tendo hipótese, já não consegue viver da mesma maneira que antigamente.
          O estilo de vida de Fren é algo que não estou muito habituado a ver em filmes, já que tem de ganhar um emprego em todas as regiões por onde passa, para conseguir sobreviver no dia-a-dia, seja trabalhar num armazém da Amazon ou num parque de campismo.
          Embora tenha os seus méritos, “Nomadland - Sobreviver na América” acaba por não convencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário