08/03/2021

O Príncipe Volta a Nova Iorque (Coming 2 America - 2021)

         Sinto que nada disto vai correr bem… Principalmente porque quase todas as sequelas de filmes de comédia vários anos após o original não primam pela qualidade. E, embora tenha corrido melhor em “Chamem-me Dolemite”, os últimos filmes de Eddie Murphy não têm sido bem recebidos. Mas bem, espero que esta nova estreia da Amazon Prime sirva para passar um bom bocado (sim, o filme ia ter uma estreia cinematográfica o ano passado, mas todos sabemos o que se passou...).
          O príncipe Akeem vai ter de voltar aos Estados Unidos da América para encontrar um filho bastardo e trazê-lo para Zamunda.
          Vou começar já por dizer que gostei do filme. Não achei nada de especial mas, mesmo assim, foi divertido. O meu maior problema é com a narrativa principal. De modo a não estragar a inocência da relação de Akeem com Lisa, arranjaram uma maneira extremamente artifical de Akeem ter um filho antes de a conhecer e não se lembrar.
          Os melhores momentos são as personagens do primeiro filme e não deste novo elenco. Não por causa da falta de talento dos atores, mas sim porque a sua história é basicamente a mesma que no primeiro filme: de alguém que tem um casamento arranjado mas que o não o quer. É verdade que agora surge o elemento da falta de poder e autoridade feminina, muito presente em Zamunda, mas isso não chega como inovação.
          Para mim, o melhor é ver Eddie Murphy e Arsenio Hall juntos em grande. Nota-se que estão um pouco presos pela classificação etária do filme (o que não se entende sinceramente) mas, mesmo assim, conseguem concretizar grandes tiradas cómicas. Muitas delas estão relacionadas com momentos do primeiro filme, com as melhores cenas a passarem-se na mítica barbearia.
          O título do filme não faz muito sentido nesta sequela já que, em 90% do tempo, toda a ação se passa em Zamunda e não em Nova Iorque. Apenas foi dar lá uns saltinhos e pronto está feito.
          “O Príncipe Volta a Nova Iorque” é uma comédia agradável, cheia de locais e temas habituais, com um bom elenco e dá para arrancar umas risadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário