05/05/2018

Um Lugar Silencioso (A Quiet Place - 2018)


            John Krasinski tenta aqui ser o Jordan Peele deste ano, ao nos entregar um filme de terror de grande qualidade que nos surpreende a todos. Além disso, salta para o papel de protagonista e junta-se à sua esposa da vida real, Emily Blunt, para se imergirem neste futuro apocalíptico.
            Uma família - e o resto do mundo, ou, pelo menos, o que sobra dele - é obrigado a viver a silêncio para não serem o alvo de monstros que caçam com a super audição.
            Já imaginaram não poderem fazer um único barulho, caso contrário podiam morrer? Só o pensamento disso é assustador, fazemos sempre algum barulho, quer queiramos quer não, por isso, esta é logo uma tarefa herculeana. E o filme consegue tratar bem essa situação, já que o único caminho seguro por onde a família pode andar está coberta de areia, apenas comunicam entre si por linguagem gestual e têm um sistema de aviso baseado em luzes.
            Mas onde o filme brilha é nas suas personagens, principalmente no chefe de família. Ver aquilo a que o pai está disposto para a segurança da sua família, ao mesmo tempo que tenta solucionar a surdez da filha, é muito envolvente e bem conseguido. Além disso, as relações de todos os elementos, que têm de se habituar a esta nova realidade, estão muito bem retratadas. Adicionalmente, o fim deixou-me extremamente satisfeito.
            Para um filme de baixo orçamento, a qualidade do design das criaturas foi algo que me surpreendeu! Aliás, até estava à espera que só se vissem em movimento rápidos. Só que, por incrível que pareça, estavam muito bem caracterizadas e o seu método de deteção de som foi muito bem exemplificado.
 “Um Lugar Silencioso” é um grande filme de terror que merece ser apreciado nas salas de cinema.


Sem comentários:

Enviar um comentário