19/01/2018

Um Desastre de Artista (The Disaster Artist - 2018)



            Nesta corrida aos Óscares, “Um Desastre de Artista” parece já ter ganho a sua quota parte de prémios. E, sinceramente, não estou bem a ver o porquê. Ver como um dos piores filmes já feitos (“The Room”) teve a sua origem pode parece interessante - nem que seja para ver a personagem de Tommy Wiseau - mas, a mim, não me convenceu.
            O aspirante a ator Greg Sestero conhece Tommy Wiseau numa aula de representação, originando uma amizade que os vai levar para Hollywood na busca dos seus sonhos.
Se calhar tinha de ver “The Room” para conseguir apreciar melhor este filme, mas o tempo já está curto para filmes bons, por isso ver um que é universalmente considerado como o pior não está na minha lista de prioridades. E acredito que muitos vão estar no mesmo barco quando forem ver “Um desastre de Artista”... Agora, se vai conseguir criar uma ligação com o público, isso já não sei.   
Se tirarmos isso, nada aqui é por aí além. Está bem executado e interessante mas não é algo que mereça todo este alarido. James Franco faz um grande papel, consegue transmitir o quão caricato e estranho é a pessoa de Tommy Wiseau mas sem nunca atingir o insulto. Quem é Wiseau? De onde veio? Que idade tem? De onde vem o seu dinheiro? Não ficamos a saber as respostas mas mesmo assim é interessante especular. O seu irmão Dave Franco faz de Greg Sestero e é quem nós seguimos durante quase todo o tempo. Este deve ser o melhor papel onde vi o ator.
E sendo que, aqui, o principal objetivo seja a comédia, ela não é assim muita. Existem alguns bons momentos mas penso que não foram nem em quantidade nem em qualidade suficientes. Mas, como tema recorrente neste texto, é possível que quem tenha visto “The Room” possa tirar mais proveito a esta experiência. Aliás, para mim, um dos grandes momentos é no fim quando mostra lado a lado as cenas originais com as recreadas.
James Franco faz um bom trabalho como o realizador e protagonista mas “Um Desastre de artista” não passa de um filme razoável.


Sem comentários:

Enviar um comentário