01/04/2015

Monstros - A Universidade (Monsters University - 2013)



                Era mesmo necessário fazer uma sequela ou prequela de “Monstros e Companhia”? Não me parece mas o bom senso nunca impediu nenhum realizador e, se for dum filme que teve sucesso, tanto melhor…
                Antes dos nossos heróis começarem a assustar crianças, tiveram que aprender a fazê-lo. Para isso, tiveram que ir para a universidade, onde Mike e Sullivan se conhecem pela primeira vez. Enquanto Mike tem as maiores dificuldades em ser levado a sério, Sullivan depressa se torna a estrela, o que dificultou a possível amizade entre eles.
                O que se nota logo à partida são as diferenças técnicas. A diferença de 12 anos nota-se e bem - está tudo muito bem definido e detalhado. Já o argumento conseguiu-me surpreender. É verdade que já sabemos o final da história mas o modo como lá chegou, principalmente o final não cliché, foi muito positivo.
                O meu grande problema com esta última produção da Pixar é a sua necessidade, que neste caso não existe. Conhecemos mais um pouco do passado das personagens mas e daí? Para saber isto não precisávamos de um novo filme, uma curta-metragem tudo bem mas uma longa-metragem parece-me um tanto demais.
                Já a vertente cómica, embora existente e em quantidade, tem menos piada que no outro filme. Além disso, embora seja um bom filme se for visto de forma isolada, é pobre se o compararmos com o filme de 2001.
                Uma boa animação, de facto, mas é melhor deixar este universo por aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário