19/11/2018

Monstros Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald (Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald - 2018)

                O mundo de Harry Potter continua a crescer, agora com a sequela do filme de 2016 “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los”. Esta excursão pelo passado não é do agrado de todos mas para mim serve bem como uma nova entrada nesta magia. Vamos ver se esta primeira (das quatro!!) sequelas consegue subir a fasquia.
                Albus Dumbledore incube Newt Scamander de uma nova missão: encontrar e salvar Credence das mãos do feiticeiro negro Grindelwald.
                E é mesmo pelo antagonista que quero começar. A imagem de Johnny Depp não anda no melhor estado, tanto na sua vida pessoal como nas suas interpretações. Mas, aqui, até surpreende com  uma boa interpretação. Não é de todo o seu melhor trabalho, mas também não é a caricatura que estamos acostumados a ver ultimamente. Consegue ser aquilo que a personagem precisa, embora a mesma podia ter sido mais aprofundada.
                Para mim, o pior do filme é mesmo o argumento. Nesta palete de sequelas já anunciadas, este filme perde-se no meio. A história não tem princípio, meio e fim. Tem um princípio, um meio e depois o fim fica para os próximos filmes. Não temos uma sensação de conclusão quando o filme acaba e nem mesmo o grande twist final serve para compensar isso.
                O quarteto que acompanhamos no primeiro filme também não está tão coeso. Cada um se desenvolve individualmente, pelos seus caminhos de vida, embora não seja muito significativo. Uma coisa que está incrível são os efeitos visuais, que estão um autêntico regalo para os olhos. Há que ter em atenção que o ambiente não é o mesmo que os do Harry Potter, este é bem mais negro e sombrio, o que pode afastar quem está à espera da magia de antigamente.
                Uma das coisas que gostei mais foi de Jude Law, como um jovem Albus Dumbledore, que consegue transmitir sempre enorme conhecimento e poder e que é credível que se torne naquela personagem que conhecemos inicialmente.
                “Monstros Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald” não é um filme superior ao anterior, com as suas falhas de argumento, mas mesmo assim tem vários pontos positivos nas suas personagens e mundo.



15 comentários:

  1. Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald: 4*

    Um filme que nos oferece espetáculo de luz e cor, onde destaco o pomposo desempenho de Johnny Depp.
    Acho parvo muita gente ter dado má nota no IMDb por causa do caso que se passou com a Amber, quando se soube que ela provocou a ela própria algumas daquelas nódoas negras para o tramar.
    Ele passou-se com ela e partiu um candeeiro, mas não lhe tocou.
    PS, e o título Animais Fantásticos é no Brasil. xD

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar
  2. Tudo verdade, mas para mim a falha do argumento acabou por pesar mais.
    Obrigado pela indicação do título xD

    Cumprimentos, Tiago Leão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo, principalmente dou destaque ao aparecimento da Prof Minerva McGonagall num filme passado em 1927 quando a JK disse numa bio detalhada que a personagem nasceu só em 1935.
      Ora essa, cumprimentos Frederico.

      Eliminar
    2. E ainda por cima nem precisava de ter aparecido!
      Isto costuma ser um problema generalizado de prequelas, que quantas mais são, mais incoerências se encontram.

      Cumprimentos, Tiago Leão

      Eliminar
  3. Pois, foi mais fan-service. Ainda pensei que fosse a bisavó que é também Minerva, mas teria aí que ser mais velha.

    ResponderEliminar
  4. É ter esperança que a coisa melhore nos próximos.

    ResponderEliminar
  5. É sim. E o twist final ou é mentira do Grindelwald, ou se for verdade vai mexer com toda a história que já conhecíamos de Harry Potter. Há ainda outras teorias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja mentira. Porque altera tudo e é alterar por alterar. Pode ser que tenham uma boa justificação se for verdade, mas duvido.

      Eliminar
    2. Como eu.
      A minha teoria:
      .
      .
      .
      O Dumbledore "antigo" falou do mal que a Ariana sofreu, li a teoria que o Credence é filho da Ariana Dumbledore. O Dumbledore mencionou que fizeram mal à irmã. Pode ter sido violada e ter engravidado tendo ocultado. E por ser fruto de uma violação ser um obscurus. Pois violação no fundo é obscuro.

      Eliminar
  6. Não me admirava que fossem por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li outra teoria, que o Grindelwald estava a falar para o Obscurus da Ariana que possuiu o Credence.

      Eliminar
    2. Aí já não gosto tanto. Parece mais rebuscado.

      Eliminar
    3. Húm não sei se for bem construído nem por isso. Li outra teoria a dizer que ele era filho da Ariana e que ao nascer foi possuído pelo obscurus da mãe.

      Eliminar
  7. Sinceramente espero que esta parte que mete a família Dumbledore ao barulho seja tudo invenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois também achava melhor, mas acho que afinal vão abranger esse lado.

      Eliminar