08/09/2021

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings - 2021)

          A Marvel volta a entrar em ação com uma nova personagem, desta vez com o primeiro filme com um protagonista asiático. Mas, será que isso se vai traduzir num filme diferente ou teremos a mesma estrutura que os anteriores filmes de origem de personagens?
          Shang-Chi é obrigado a confrontar o seu passado, quando a organização conhecida como os Dez Anéis vem para o buscar.
          Uma das melhores coisas deste filme é o seu vilão. Xu Wenwu (que é interpretado por Tony Chiu-Wai Leung) é uma personagem trágica e alguém com quem se pode facilmente identificar. É um vilão, conquistador, que muda depois de encontrar o seu amor. Porém, chega o luto e não consegue ultrapassá-lo - uma boa representação do poder do luto e da sua capacidade de passar por cima de todos. Aliás, esta personagem chega a ser mais interessante que o protagonista graças à sua complexidade. Não digo que Simu Liu desempenhe mal o seu papel, apenas não há uma evolução tão grande da personagem. Shang-Chi tem de parar de fugir do seu passado e passar a aceitar tanto os ensinamentos de assassino do seu pai como os mais naturais e fluidos da sua mãe.
          Mais uma distinção em relação a outros filmes da Marvel são as cenas de luta, que superam o que já vimos nos outros filmes Marvel. É verdade que há algum CGI à mistura mas estão muito bem coreografadas e os socos e pontapés têm verdadeiro impacto. Sinceramente, não estava à espera que tivéssemos tantos elementos sobrenaturais, principalmente na reta final, tirando obviamente os dez anéis (que são utilizados de forma brilhante tenho de dizer!). Podia ter sido uma história mais “terrena”, mas bem, desta maneira serviu para aumentar ainda mais o universo.
          “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” não foge completamente à fórmula a que já estamos habituados a ver do estúdio, mas é diferente que chegue para lhe dar um toque único. De salientar o grande vilão e as cenas de ação.


Sem comentários:

Enviar um comentário