18/09/2021

Free Guy - Herói Improvável (Free Guy - 2021)

          Adaptações de videojogos têm sido a desgraça que se tem visto. É verdade que ultimamente a coisa tem melhorado mas mesmo assim ainda não estão naquele patamar de qualidade que se pode recomendar. Então, e que tal um filme que se passa num videojogo? Parece interessante. E como Ryan Reynolds consegue safar praticamente qualquer filme só com o seu carisma, a esperança que “Free Guy - Herói Improvável” seja um bom filme é grande.
          Guy descobre que é um NPC (uma personagem não jogável) de um jogo de ação em mundo aberto.
          Preparem-se para muito palavreado relacionado com videojogos, o filme faz um bom trabalho em explicar a maioria dos conceitos, mas quem não pescar nada de nada sobre este mundo é capaz de se sentir um pouco perdido inicialmente. E a ideia de meterem youtubers a comentarem algumas situações foi engraçado na primeira e segunda vez, a partir daí começou a ser um pouco de mais.
          Uma das muitas coisas de valor que o filme faz é meter Guy a subir de nível, não a destruir e a assaltar pessoas, mas sim ao fazer coisas boas, a ajudar e salvar os outros personagens e, com isso, captar a atenção de todo o mundo. Reynolds é a pessoa certa para fazer desta personagem, de alguém que está a descobrir um mundo novo, que consegue fazer as cenas de ação e que tem sempre um tom cómico.
          Como o grande antagonista temos o criador do jogo Antwan (interpretado pelo grande Taika Waititi) que parece que a única indicação do realizador que teve foi ser o mais over the top possível. Resulta muito bem na maior parte do tempo e faz desejar mesmo que tenha aquilo que merece no fim.
          Para ajudar Guy nesta aventura, surge a jogadora Millie, que está a tentar derrubar o império de Antwan, e o parceiro virtual Buddy, com o qual temos as cenas mais emotivas com Guy. A história está dentro daquilo que estamos à espera mas o que ficou por aproveitar foi alguma discussão sobre inteligência artificial e terem ganho a sua própria consciência. Porque é basicamente isso que se está a passar com as personagens deste videojogo - é uma oportunidade perdida este tema não ter sido um pouco explorado.
          “Free Guy - Herói Improvável” é um dos melhores filmes deste verão, com uma boa história, grandes cenas de ação e humor. Tudo através de grandes personagens e de uma grande interpretação de Ryan Reynolds.

Sem comentários:

Enviar um comentário