25/11/2017

Coco (2017)



                “Coco” é o novo filme da Pixar, produtora que já nos habitou a grandes animações que agradam tanto aos mais pequenos como aos maiores. O destaque aqui vai para a cultura mexicana e para o tradicional Dia dos Mortos (Dia Delos Muertos) que coincide, basicamente, com o tema de outra animação, “The Book of Life”. Para ser sincero, os primeiros trailers de “Coco” não me cativaram propriamente no ntanto, é a Pixar, o que faz merecer sempre atenção.
                Miguel adora a música porém a sua família tem uma GRANDE proibição contra toda a música desde já há várias gerações... Numa tentativa de provar os seus dotes musicais e mostrar à sua família o seu sonho, o protagonista é “amaldiçoado” e atirado para o mundo dos mortos, do qual só pode sair com a bênção dos seus entes falecidos.
                Em termos visuais, tudo está com uma qualidade impecável. Alguns modelos dos personagens são algo “básicos” mas há outros que têm detalhes incríveis. O mesmo se pode dizer de todo o mundo envolvente, até a terra dos mortos, que estão cheios de cores muito vibrantes e chamativas.
                A tradução para a língua de camões foi muito bem conseguida. Num filme que se centra muito em temas musicais, as músicas fazem sentido na nossa língua e parece, de facto, que as personagens falam mesmo português. É um grande trabalho da equipa de dobragem.
                Em termos de história, não nada de novo. Temos uma história típica, já vista em diversas animações, embrulhada na cultura mexicana, o que traz já, por si, o fator novidade. As marcas culturais tanto se identificam nos ambientes como nas personagens, que estão muito bem construídas e com um grande coração. Sabemos todas as suas motivações, as suas personalidades e aquilo que as leva a fazer o que fazem.
                “Coco” é mais uma grande animação da Pixar, com boas músicas e todo um ambiente muito “vivo”.


Sem comentários:

Enviar um comentário