10/09/2014

The Giver - O Dador de Memórias (The Giver - 2014)



                As adaptações de livros para o público adolescente para o grande ecrã continuam em grande forma, e desta vez foi o livro de Lois Lowry. E com dois pesos pesados no elenco, Jeff Bridges e Meryl Streep, esta pode ser uma adaptação com alguma hipótese.
                Numa comunidade aparentemente perfeita, onde não existe guerra, diferenças e escolhas, um jovem, Jonas, é escolhido para conhecer crueldade do mundo real.
                O argumento até é interessante e consegue, inicialmente, prender a atenção. Na segunda metade do filme as coisas não correm tão bem, e algumas explicações É verdade que não temos esta temática no grande ecrã pela primeira vez, onde mais vale temos um pouco de caos e termos emoções do que não sentir nada de todo, mas pelo menos temos um mundo minimamente bem construído.
                Em termos estéticos também foi bem conseguido por o filme a preto e branco para simbolizar a ignorância e as cores a irem aparecendo à medida que a verdade vai sendo descoberta.
                E parece que Jeff Bridges a partir de agora só vai fazer papeis onde é preciso um sábio de barba com problemas de personalidade. Não que não faça bem esse papel mas será que o ator já não consegue fazer mais coisas? Meryl Streep é uma vilã um pouco apática, mas também temos de ter em atenção que todos os habitantes desta comunidade são assim. O protagonista, interpretado aqui por Brenton Thwaites, faz um trabalho decente e consegue ser um herói minimamente convincente.
                O grande problema é quando o filme começa a ficar mais mexido, mas até aí temos algo que consegue pelo menos entreter.


Sem comentários:

Enviar um comentário