28/01/2014

Golpada Americana (American Hustle - 2014)





                É com 10 nomeações para os Óscares (com um lugar em todas as categorias principais) e vários prémios ganhos que “Golpada Americana” chega ao nosso país. Derivado de tanto reconhecimento pela Academia, as expectativas são grandes.
                Dois vigaristas são forçados a trabalhar para o FBI se querem evitar ir para a prisão. Isto vai fazer com que o agente Richie DiMaso tenha de entrar no mundo do crime, com uma mistura de subornos e mafiosos.
                O grande problema do filme é o seu argumento, embora haja alguns momentos em que a história consegue convencer. No entanto, noutros, fica tudo muito confuso sem se ter bem noção do que se está a passar.
                Não é pela história que vemos “Golpada Americana” mas sim pelos atores envolvidos. Em ordem crescente, para melhor interpretação, aponto Jennifer Lawrence, Jeremy Renner, Bradley Cooper, Amy Adams e Christian Bale. E, enquanto a nomeação de Bale e Adams seja completamente justa (sendo uma das minhas prestações preferidas de Adams), a de Cooper pode ser aceitável (mas já mais puxada), mas já a de Lawrence parece demasiado forçada. É verdade que a atriz faz um bom papel - nada contra nesse sentido! – mas, daí a ganhar uma nomeação, já me parece exagero.
                Não obstante, David O. Russell consegue criar um filme consistente, que vai desde a montagem à banda-sonora. Também é conseguida uma boa recriação dos anos 70, principalmente no departamento das perucas – uma pequena curiosidade: podem ver Amy Adams e Jennifer Lawrence em roupas bastante interessantes...
                Um bom filme que podia ser bem melhor se tivesse uma história melhorzinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário