27/04/2013

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3 - 2013)



             
               É o homem que faz o fato ou o fato que faz o homem? Esta é a pergunta que Tony Stark, a personagem interpretada por Robert Downey Jr., tenta responder nesta terceira entrega de o Homem de Ferro 3. E, visto que logo após a grande produção d’“Os Vingadores” a expetativa se torna ainda mais elevada, será que a Fase 2 da Marvel vai começar bem? 
                Resumindo a história, depois de “Os Vingadores”, Tony Stark sente-se impotente perante as ameaças que descobriu, como novos mundos, extraterrestres e deuses nórdicos, pelo que até sofre de várias crises de ansiedade. No entanto, isso teve de ficar em segundo plano quando surge a ameaça do terrorista Mandarim e o Homem de Ferro tem que se impor. 
                O realizador Shane Black não teve uma tarefa propriamente fácil após em “Os Vingadores” toda a ação ser levada a um novo patamar de cativação. “O que fazer no novo “Homem de Ferro” para que a ameaça seja maior que nos anteriores mas mesmo assim credível?”, deve-se ter perguntado. A solução: um terrorista com origem oriental e uma nova arma biológica, Extermis. 
                Embora estes dois assuntos sejam abordados na BD, a sua implementação não está de todo de acordo com o material de origem. É verdade que este filme serve como que uma conclusão para o herói mas, mesmo assim, podiam ter levado por outro caminho. Podiam ter simplesmente retirado a personagem de Guy Pearce que pouco está lá a fazer e incluir mais um pouco de Ben Kingsey. 
                Mas este é um facto irrefutável: sem Robert Downey Jr., não haveria Homem de Ferro e é, sem dúvida, a personalidade e carisma do ator que conseguem transformar esta personagem em algo que merece a pena ser visto. Esta a aventura foi a mais pessoal deste super-herói, em que mexe com escolhas do seu passado e a sua relação com Pepper Potts. 
                Os efeitos e a ação têm grande qualidade - como seria de esperar - mas fiquei um pouco desiludido na batalha final; penso que teria sido mais interessante se cada pequena batalha tivesse um pouco mais de destaque e elaboração. Em vez disso, fica tudo um pouco confuso. Já para não falar da tradicional cena depois dos créditos, que deixou bastante a desejar.
                Embora com alguns erros, esta nova aventura é superior à anterior, combinando ação com um pouco de comédia e romance em doses certas e bem enquadradas. Deve agradar tanto aos fãs da ação como aos fãs da personagem.


1 comentário: