10/07/2012

O Fantástico Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man - 2012)


               Será que era mesmo necessário fazer um novo filme do Homem-Aranha quando o último saiu há apenas cinco anos? Ou será que a Sony queria apenas tentar ganhar uns milhões à custa do super-herói? Houve alterações em todos os sentidos: no diretor, nos atores, no vilão e na própria estória. E ainda bem que assim é, pois desta forma tenta conseguir uma identidade própria e não apenas um seguimento da trilogia anterior.
               A história é já conhecida por todos. Após a partida dos pais, o jovem Peter Parker fica aos cuidados do Tio Ben e da Tia May. Agora, um adolescente com paixão pela fotografia tenta descobrir o que aconteceu aos seus pais. Esse caminho vai levá-lo ao encontro do Dr. Curt Connors, um ex-colega de trabalho do pai, que tenta descobrir como juntar os seres humanos com animais como método de tratamento de várias doenças. Peter é picado por uma aranha geneticamente modificada e, a partir daí, vai ganhando vários poderes, e usá-los para ajudar a população.
               Ao contrário dos filmes anteriores, o elemento feminino não é a ruiva Mary Jane mas sim a loira Gwen Stacy, papel que foi atribuído a Emma Stone que é, sem dúvida, uma presença mais forte; tem um maior impacto na ação e não parece tanto uma donzela em apuros.
               Andrew Garfield desempenha brilhantemente o seu papel, conseguindo intercalar bem entre uma postura adolescente e rebelde e uma mais adulta e séria. O novo fato é outro ponto positivo, sendo mais fácil acreditar que alguém o pode fazer em casa.
               Mas nem tudo são rosas. O Lagarto, embora não seja um mau vilão, é uma personagem secundária neste universo, sendo estranha a sua escolha. Não que faça um mau papel, mas mesmo assim não é muito imponente. Contudo, foi uma sábia escolha não escolher o Duende Verde, pois assim seria sem dúvida considerado um remake do primeiro filme.
               Talvez a maior falha de todo o filme seja a falta de ação. Seguindo as tendências, exceto algumas exceções, existe uma maior atenção à parte romântica do protagonista do que mais concretamente à ação. Existe sem dúvida uma boa química entre as personagens, mas não é nisso que um filme desta personagem se deve basear. E os momentos com maior potencial são claramente apressados. Não vemos o herói a passear pelas ruas e a resolver crimes com muita frequência. Algumas sequências escapam mas note-se que são a exceção à regra.
               Outro ponto negativo é que este filme não foi feito para trabalhar sozinho, o que não é bom. Foi claramente pensado para uma trilogia deixando várias pontas soltas no enredo, o que é arriscado quando não sabemos como o filme será recebido.
               Os fãs da personagem não vão ficar desiludidos com este novo filme, mas está longe de ser fantástico.

Nota:3,5/5

2 comentários:

  1. diz se historia, nao estoria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde, caro leitor :)
      Tem toda a razão. Tal como todas em todas as mudanças, há um período de adaptação em que algumas gralhas poder-se-ão registar. O nosso software possui, supostamente, verificação de ortografia consoante o Novo Acordo. No entanto, agradecemos pelo seu reparo quanto à crítica apresentada. O mesmo erro repete-se nos textos anteriores, mas graças ao seu comentário construtivo, tal não voltará a acontecer.
      Com os melhores cumprimentos, a equipa "Movies Reviews" ;)

      PS: Escreve-se "diz-se" e não "diz se" ;)

      Bons filmes ;)

      Eliminar