07/07/2012

Batman: O Início (Batman Begins - 2005)


               Depois do não muito bem-sucedido “Batman e Robin”, do fim da década de 90, era arriscado voltar a pegar neste super-herói da DC Comics. Foi isso que Christopher Nolas fez, mas será que o devia ter feito?
               Sem dúvida. É um excelente ponto de partida para a trilogia de “O Cavaleiro das Trevas”. Era um filme que, caso não tivesse bons resultados, poderia funcionar sozinho.
               Tudo começa quando o pequeno Bruce Wayne, interpretado por Christian Bale, vê os seus pais a serem mortos à sua frente num assalto. Desde aí, decide combater as forças do mal, e para isso vai utilizar a sua enorme fortuna para se tornar o vigilante da noite de Gotham, a cidade imaginária deste universo.
               Mas o que é que marca a diferença entre esta nova versão e os outros quatro filmes? Simples, uma maior profundidade da personagem e o que ela representa. Primeiro, nos outros filmes, sabemos o que aconteceu ao pequeno Bruce e depois vemo-lo logo crescido a combater o mal. Neste filme, temos todo o percurso do entretanto, isto é, onde é que ele aprendeu as suas artes marciais e o porquê de utilizar o morcego como emblema.
               Nolan, ao fazer este filme, quis que ele fosse o mais real possível e que não utilizasse tantos efeitos especiais. Um exemplo, para quem não sabe, ou não se lembra, o batmobile dos outros filmes, que só fazia curvas com ajuda de uns ganchos, logo Nolan, seguindo a sua filosofia, decidiu criar um batmobile que de facto exista e seja credível. Ah, e a capa com a capacidade de planar existe.
               Outro ponto positivo é o tom mais sombrio do filme, em contraste com o tom mais comercial dos outros.  O trabalho dos atores também é excelente, desde Christian Bale como o protetor de Gotham, até Michael Caine a fazer do fiel mordomo Alfred, de Morgan Freeman e de Liam Neeson.
               É um filme que sem dúvida deve ser apreciado pelos fãs do super-herói e pelos fãs da ação.

Nota:4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário