24/03/2021

Wolfwalkers (2020)

          A Apple TV+ é um dos serviços de streaming que ainda não explorei muito (tirando o excelente “Ted Lasso”) porque sinceramente ainda não têm filmes originais bons em que valha a pena o investimento. Mas com “Wolfwalkers” a aparecer em vários sítios como das melhores animações de 2020, decidi dar uma espreitadela.
          Em 1650, uma jovem aprendiz a caçador muda-se para Irlanda quando o seu pai é contratado para caçar a alcateia de lobos que tem atacado a cidade. Mas tudo muda quando se torna amiga de Mebh, uma rapariga que tem a habilidade de se transformar em lobo durante a noite.
          Para mim, este é o “Klaus” deste primeiro trimestre. Não quero dizer com isso que tenha alguma semelhança nem em termos de história, nem em termos de estilo de animação. Mas, tal como “Klaus”, foi um filme que perdi no ano passado e que foi extremamente cativante, merecendo totalmente a sua recente nomeação para o Óscar.
          Porque, aqui, o grande forte é a relação entre as duas protagonistas. E, onde em muitos outros filmes este tipo de relação parece forçada e quase que nos obrigam a importar com elas, aqui há a sensação que foi criada uma verdadeira ligação. Robyn sente-se presa pelo seu pai, que não a deixa sair dos muros da cidade mas, quando ela se vê numa situação semelhante, faz exatamente a mesma coisa. A diferença é que, graças aquilo que aprendeu com a sua nova amizade Mebh, apercebe-se daquilo que está a fazer e toma uma reação diferente.
          A animação 2D está bastante expressiva e, em algumas personagens, ainda se podem ver as linhas que formam os seus modelos. A banda sonora também é um dos bons pontos deste exclusivo da marca da maçã.
          “Wolfwalkers” apresenta-se como uma grande proposta para os fãs da animação.


Sem comentários:

Enviar um comentário