29/03/2021

Som do Metal (Sound of Metal - 2020)

          A Amazon Prime trouxe-nos, no final do ano passado, uma produção que entrou em muitas listas de melhor filme do ano, por isso, decidi dar uma espreitadela a esta prestação de Riz Ahmed. E, agora com seis nomeações para os Óscares, mais motivos há para descobrir este filme.
          Um baterista de uma banda de heavy-metal vai ter de enfrentar uma nova realidade quando perde a capacidade de ouvir.
          A premissa de tirar algo que todos tomamos por garantido e o modo como se supera, ou não… Essa situação é sempre terreno fértil para fazer bons filmes. E é isso mesmo que temos aqui. Sendo que aqui a parte musical ainda tem uma maior importância, visto que foi um dos escapes que Ruben (o nosso protagonista) arranjou para se afastar das drogas. Por isso, quando o vemos inicialmente a tentar fazer de tudo para recuperar alguma da sua capacidade auditiva, tendo apenas parado devido ao elevado preço da operação, acabamos por nos relacionar.
          Riz Ahmed faz uma grande interpretação como o nosso protagonista, de alguém que luta para se habituar a esta nova realidade. É depois dessa incapacidade de se ajustar e de querer que tudo volte ao que era antes que se torna a sua perdição. Paul Raci, como o “professor” que ajuda na transição de Ruben, também tem um grande desempenho, com uma “instituição” de ajuda, com regras severas mas que servem para uma adaptação mais rápida.
          “Som do Metal” tem um tema importante e boas prestações, mas para mim não foi dos melhores filmes do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário