19/10/2017

Geostorm - Ameaça Global (Geostorm - 2017)



            Os filmes de desastres já não puxam tanto o público às salas como antigamente. Ou porque, com a proliferação dos efeitos especiais, apenas vejamos coisas a ser destruídas sem grande história por trás ou, simplesmente, porque nós, como espetadores, já passámos essa fase. Vai ser  Gerard Butler a nos levar no bom caminho?
            Numa altura em que o clima global é controlado por uma rede de satélites, alguns desses satélites começam a atacar a Terra. A solução tem de ser encontrada antes que todo o planeta seja devastado por uma geostorm.
            Estamos perante uma das surpresas do ano - bem, pelo menos deste fim de ano. Não estava à espera de muito mas admito que até foi um momento bem passado na sala de cinema. Pode ter praticamente todos os clichés habituais do género mas, mesmo assim, consegue proporcionar um bom serão.
            Facilmente se pode deduzir que os problemas dos satélites não foram acidentais. E, como tal, todo o enredo em volta do descobrimento do que se passa consegue ser cativante: não traz nada de novo mas, mesmo assim, vale a pena. Não quero ser generalista, nem preconceituoso nem nada do género, mas meter Butler (o rei Leonidas do “300”) como um grande cientista parece-me um grande esforço de imaginação mas bem, já vi coisas piores.
            Tendo visto isto em IMAX 3D tem o seu lado bom e o seu lado mau. A qualidade da imagem e os efeitos especiais são de grande qualidade porém, com a maior definição também é possível notar mais facilmente quando os atores estão a olhar para uma “tela verde” com os efeitos especiais a se localizarem num plano diferente. E, para tal, escusamos de ter o 3D que não está lá a fazer nada (o costume).
            Boas cenas de ação, com bons visuais e com pitadas de drama familiar suficiente para não enjoar. “Geostorm - Ameaça Global” é um bom filme de desastres, que deve agarrar os fãs do género.


1 comentário:

  1. "Geostorm — Ameaça Global" reata o tema das alterações climáticas, com o sonho de roubar o pódio ao clássico O Dia Depois de Amanhã.
    Assisti a este filme com alguma expectativa. Não esperei que alcançasse a perícia do realizador Roland Emmerich ao conceber O Dia Depois de Amanhã e ainda bem! O enredo é satisfatório, embora tenha algumas cenas demasiado forçadas e óbvias. Fiquei mal impressionado com os efeitos visuais, que me recordaram as tardes a ver os filmes do canal Scifi, engraçados e sem orçamento para enfeites.

    Apesar de tudo, "Geostorm" não deixa de ser um filme agradável para se ver numa tarde de domingo, onde as dimensões reduzidas da televisão reduzirão as limitações dos efeitos visuais.


    Rating: 2,75 estrelas
    O Nosso Blogue — www.paraladakapa.com

    ResponderEliminar