22/11/2016

Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (Fantastic Beasts and Where to Find Them - 2016)



                Como agora não se pode deixar morrer qualquer franchising, até admira que tenha demorado cinco anos para vermos algo relacionado com o mundo mágico de Harry Potter. Ao menos, não temos algo diretamente ligado com o conhecido protagonista, já que, aqui, a ação se passa 70 anos antes do aparecimento do Rapaz que Sobreviveu. Com o argumento a cargo de J.K.Rowling, a realização de David Yates (que fez os últimos quatro filmes da saga), um elenco cheio de gente conhecida e bons trailers este pode ser um novo início para a magia no cinema.
                No ano de 1926, o britânico Newt Scamander chega a Nova Iorque com uma mala cheia de criaturas mágicas. Porém, um encontro com um Semmag (o nome que os americanos dão aos muggles) faz como que várias dessas criaturas se espalhem pela cidade, o que vai levar Newt numa busca por elas.
                É verdade que pode ser algo injusto a comparação deste filme com os oito do Harry Potter, já que as personagens são completamente diferentes e a história não possui qualquer relação direta, mas só que é impossível não o fazer. Primeiro que tudo, ajuda ter visto os filmes anteriores, pois parte-se do princípio que conhecemos este mundo e todas as suas peculiaridades, em que a chave do fascínio vai passar pela mudança de continente e de tempo. Ver como funciona o mundo mágico na América dos anos 20 foi bastante interessante e deu para ver outro tipo de mentalidade. Não que novos espetadores fiquem totalmente perdidos com o que está a acontecer mas poderá fica mais difícil de entender as magias que vamos vendo. O público alvo também não é bem o mesmo. Não vai ser uma nova saga para os adolescentes mas assim para aqueles que o eram quando foram quando viram os primeiros filmes.
                A história que dá nome ao filme é excitante o suficiente para ser um filme standalone e pronto, acabou, next. Mas, depois da notícia que ia ser o início de uma trilogia, que depois passou para cinco filmes, notava-se logo que ia haver histórias secundárias pelo meio. E, isto para mim, foi um problema pois a história secundária de Grindelwald e do seu crescente reino de terror (um pré Voldemort, digamos assim) cria bastantes problemas de andamento à história principal. Passamos de apanhar criaturas para, no instante seguinte, termos algo muito parado.
                Passando isso à frente. Newt Scamander é uma personagem bastante caricata (talvez demais?), com alguns tiques e peculiaridades, muito bem protagonizado por Eddie Redmayne. Nota-se o seu apreço pelos seres mágicos e que só quer que o restante mundo mágico os entenda melhor. A parte cómica é trazida pelo Semmag que acompanha o protagonista, Jacob Kowalski, que, em algumas situações, chega a ser um pouco irritante mas, na maior parte do tempo, consegue ser uma grande personagem e fazer uma boa parceria com Scamander. A fazer companhia ao duo temos as irmãs Tina e Queenie, que trazem uma boa dinâmica e nos apresentam este outro continente mágico e os seus segredos. A entrada de Colin Farrell para esta saga é muito bem-vinda (aliás, onde quer que ele entre é sempre bem-vindo), como o auror Graves, que está a investigar todos os estranhos acontecimentos que se andam a desenrolar pela cidade que nunca dorme. Já a personagem de Ezra Miller não me caiu propriamente bem, principalmente com o que depois fazem com ele no desenvolvimento do filme.
                Temos aqui mais ação, mais feitiços, mais mistérios, mais criaturas e mais um ponto de início para uma nova aventura. Não fossem os problemas que já disse, tinha apreciado muito mais o filme (não que seja mau!) mas serve como um ponto de partida morno e que tem por onde melhorar nas sequelas.


1 comentário:

  1. Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los: 4*

    O melhor do filme é claramente o seu elenco e as variadas criaturas existentes no seu enredo.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar