30/08/2016

Star Trek - Além do Universo (Star Trek Beyond - 2016)



Tenho gostado destes novos filmes de Star Trek, que começaram em 2008, servem como bons filmes de ficção científica, com boas doses de ação e alguma comédia. Talvez se tivesse vistos os primeiros filmes, desde a década de 60, a minha opinião seria diferente, mas só vi os novos e gostei, por isso é nesse ponto em que estamos. No entanto, estava algo preocupado com esta nova entrada porque, pelos trailers, parecia apenas um filme de ação com muitas explosões e sem grande conteúdo (talvez em parte a preocupação deva-se ao facto de o realizador ser Justin Lin, que fez alguns dos filmes da saga "Velocidade Furiosa".)
A USS Enterprise continua a sua missão de explorar o espaço e James Kirk, o seu capitão, está com dúvidas se, de facto, este é um trabalho que quer continuar a desempenhar. Mas essas dúvidas vão ter de esperar quando uma grande ameaça, na forma de Krall, se atravessa no seu caminho.
O filme está dentro do mesmo molde que os anteriores da franquia, por isso se gostaram deles, muito provavelmente vão gostar, caso contrário, também não vai ser desta que vão mudar de opinião. Vá lá, uma coisa está um pouco diferente: existe um tom mais cómico, muito provavelmente inserido devido à influência de Simon Pegg no argumento, que foi muito bem-vindo. E, se na primeira parte ficamos com a sensação que vai haver um maior desenvolvimento das personagens, tal depressa passa para segundo plano quando a ação começa. Claro que é normal que numa situação destas não haja várias considerações profundas mas já no terceiro filme seria bom sabermos mais sobre as personagens.
Temos tudo o que podemos esperar de um bom filme de ficção-científica. Batalhas espaciais, raças alienígenas e muita tecnologia futurista. Tudo acompanhado pelo grande elenco a que já estamos habituados. Só que agora há uma condicionante a mais: arranjar uma maneira de respeitar o falecimento de Anton Yelchin. E, nesse campo, tudo fica pelo melhor com algumas menções a camaradas perdidos, com a camara a depois passar logo para Yelchin. O elenco dos filmes anteriores (Chris Pine, Zoe Saldana, Karl Urban, Zachary Quinto e companhia) trazem de novo os bons desempenhos a estas personagens que já estão habituados a vestir. Nas novas entradas, temos como positivos a presença de Sofia Boutella e como assim-assim Idris Elba, como o vilão Krall que, embora seja bom, não consegue ser memorável.
Num verão em que não houve nada de especial, “Star Trek – Além do Universo” é uma boa maneira de o acabar. É que venham mais e com qualidade sempre a subir.


Sem comentários:

Enviar um comentário