21/02/2015

Selma (2015)



                Mais um filme biográfico que tenta a sua sorte para o Óscar de melhor filme, e desta vez trata-se da campanha de Martin Luther King Jr. pelo direito ao voto do povo negro, através da marcha de Selma até Montgomery.
                E parece que existe um consenso que o filme foi injustiçado. É verdade que teve a nomeação para o grande prémio, mas há muita gente que queria que tanto a realizadora Ava DuVernay como o protagonista David Oyelowo também tivessem direito a uma nomeação. Mas será que mereciam?
                 O filme em si consegue ser interessante, mas não consegue puxar pela emoção como muitos outros filmes do género conseguem. Por exemplo, se virmos “12 Anos Escravo” é um filme que consegue puxar mais por nós e que consegue demonstrar alguma emoção, emoção essa que em muitas situações falta a “Selma”.
                E o protagonista (David Oyelowo) facilmente podia entrar no lugar que Bradley Cooper está a ocupar como o nomeado para melhor ator. Oyelowo consegue interpretar uma personagem calma mas persistente, que nunca abdica da sua filosofia de não-violência para conseguir aumentar os direitos da comunidade negra.
                Mesmo que esteja de acordo com a não nomeação da realizadora, não quer dizer que não tenha feito um bom trabalho. A ambientação está bem conseguida, conseguindo transportar quem está a ver para os anos 60 de forma convincente.
                Não querendo de todo menosprezar a causa que o filme está a retratar, “Selma” não me convenceu muito.


1 comentário:

  1. "Selma: A Marcha da Liberdade" é um filme demasiado longo, fazendo que se torne algo enfadonho e aborrecido. O filme é bom, é interessante e tem um bom elenco.
    Mas "Selma" torna-se algo cansativo de ver devido a ser enorme, contudo recomendo que o vejam.
    3*
    Pode ler e/ou comentar a análise completa em: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/03/selma-marcha-da-liberdade.html
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar