22/02/2015

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman - 2015)



                Será que o melhor fica para o fim? Pelo menos, nos nomeados para melhor filme, este era o filme que mais curiosidade e interesse despertava. E, se tivermos em conta a tonelada de prémios que já ganhou, o regresso de Michael Keaton às grandes interpretações parecia prometer.
                No filme, Riggan Thompson é um ator conhecido por ter interpretado o icónico super-herói quando era mais novo. Agora tenta apagar essa imagem e a tornar-se de novo relevante ao dirigir e protagonizar uma peça na Broadway.
                O que depressa me surpreendeu foi a incrível duração que cada cena tinha, dando o devido mérito a toda a atenção que o realizador Alejandro González Iñárritu tem tido. O nível de organização necessário para que cada ator conseguisse entrar exatamente no momento certo e fazer uma boa prestação prova as incríveis capacidades do realizador.
                E é incrível como todo o elenco conseguiu entregar grandes prestações. Edward Norton e Emma Stone conseguem fazer grandes desempenhos e até Zach Galifianakis consegue uma boa interpretação (muito diferente das suas interpretações mais cómicas). Mas este é o show de Michael Keaton que consegue um desempenho incrível. Keaton interpreta um ator que tenta a todo o custo livrar-se da imagem de super-herói que todos têm dele e quer ser levado a sério e ser relevante. E aquela vozinha interior tenta prova-lhe que esta nova afirmação não passa de uma tentativa para aumentar o seu ego, que ele não passa de uma celebridade que já teve o seu momento e que só é bom quando é Birdman. E, ao fazer  a comparação de Birdman com Batman (que também foi interpretado por Keaton), o filme torna-se ainda mais interessante. Por favor, entreguem lá o Óscar ao homem!
                Para minha surpresa, o que não gostei muito foi o final. Possivelmente, teria criado mais impacto se o filme tivesse acabado na cena anterior. Isso não impede que praticamente o resto do filme seja incrível, com grandes diálogos sobre os atores e o modo como querem deixar a sua marca (no caso de acharem que vale a pena deixá-la claro está).
                Um grande filme que conseguiu inovar e com uma história interessante que, de certeza, merece uma olhadela.


Sem comentários:

Enviar um comentário