02/03/2014

Óscares 2014



                E vai ser esta noite que vão ser entregues os grandes prémios da academia e é altura de dizer o que acho sobre a matéria.
                Para o melhor filme não vai haver muita dúvida. O provável vencedor vai ser o “12 Anos de Escravo”, já ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA e sendo um filme intenso sobre uma parte negra da história dos EUA deve ser sem problema que vá levar o grande prémio para casa. Não que esta seja a minha escolha, que iria antes para “O Lobo de WallStreet”, que achei bem mais interessante. Mas, é verdade que existe uma possibilidade de “Gravidade” ganhar, mas este para mim vai ser “A Invenção de Hugo” deste ano, vai ganhar principalmente os prémios das categorias técnicas.
                Gravidade” tem pelo menos um prémio “mais importante” praticamente garantido, o de melhor realizador. É uma categoria com grandes realizadores e qualquer um deles merecia levar o prémio, mas vai ser Alfonso Cuarón que vai levar o prémio para casa.
                Para os atores é que as coisas começam a ficar mais renhidas. Para melhor ator principal ficarei muito admirado se Leonardo DiCaprio ("O Lobo de Wall Street") ou Matthew McConaughey ("O Clube de Dallas") não ganharem, com uma maior vantagem para McConaughey.
Na categoria de melhor atriz é onde fico mais dividido, todas merecem ganhar, mas só uma pode ganhar por isso vamos começar a excluir. Acho que Sandra Bullock ("Gravidade") só muito dificilmente é que vá ganhar, Meryl Streep ("Um Quente Agosto") e Judi Dench ("Filomena"), embora tenham feito grandes interpretações também não me cheire que vão ficar contentes. Ficando assim a batalha entre Amy Adams ("Golpada Americana") e Cate Blanchett ("Blue Jasmine"), e embora quisesse muito que Adams ganha-se o prémio, a minha aposta vai para Blanchett.
Jared Leto ("O Clube de Dallas") tem de ganhar o prémio de melhor ator secundário, a sua interpretação foi brilhante, e não vejo mais ninguém que lhe possa fazer frente. Michael Fassbender ("12 Anos de Escravo") seria a minha segunda escolha, mas a sua interpretação foi uns níveis abaixo de Leto.
Para melhor atriz secundária a minha aposta vai para Lupita Nyong'o (“12Anos de Escravo”), embora de novo seja uma categoria muito difícil. June Squibb (“Nebraska”) também pode ser uma escolha válida, mas se for Jennifer Lawrence (“Golpada Americana”) a ganhar será uma grande injustiça.
E a melhor animação? Sem dúvida que vai ser “Frozen – O Reino do Gelo”, é o que tem ganho em todas as competições e não me parece que seja um prémio mal atribuído.
Para o argumento adaptado a minha escolha vai para “O Lobo de Wall Street” e para o argumento original vou apostar em “Her – Uma História de Amor”.
“Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade” é a minha aposta para o prémio de canção original e para segundo lugar a "Let It Go" de “Frozen - O Reino do Gelo”. As categorias técnicas, tal como fotografia devem ser predominante dominadas por “Gravidade”.
Queria como nota final referir os filmes desta edição dos Óscares não me entusiasmou particularmente. É esperar que para a edição do próximo ano tenhamos melhores filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário