12/03/2014

O Congresso (The Congress - 2014)



                O novo filme do realizador Ari Folman parece interessante à primeira vista, meter a atriz Robin Wright a fazer dela própria numa animação futurista, mas no fim acaba por ser uma confusão de ideias. 
                Robin Wright, após muitas más escolhas nos papéis que aceitava, vai ter um último trabalho, ser scanneada para que assim a sua pessoa possa ser utilizada em qualquer filme que o estúdio a queira meter. Mas, as consequências de tal ato foram imprevisíveis. 
                No início até estava a gostar do que estava à ver, parece que ia ser uma história interessante sobre o futuro dos atores e da sua participação no cinema. Mas, quando a ação passa para o futuro e para a animação a coisa podia ter corrido um pouco melhor. A animação em si até tinha uma parte ou outra interessante, mas parece que podia ter sido uma parte melhor trabalhada, com várias situações em que as personagens não se mexem na melhor maneira. 
                O argumento quer entrar por zonas bem profundas do ser humano, nomeadamente sobre o nosso poder de escolha e se preferir-mos viver numa alucinação em que somos tudo aquilo que queremos ser ou se preferimos a vida real. Agora, mostrar isso de maneira interessante e que cative é que foi o desafio (que infelizmente não correu bem). 
                A interpretação da Robin Wright é, para mim, o melhor do filme. O seu trabalho como uma mãe preocupada pelo seu filho doente e, ao mesmo tempo, como uma atriz de renome está incrível. E temos direito a uma participação positiva por Paul Giamatti. 
                Um filme com boas ideias mas que não as concretizou da melhor maneira.


Sem comentários:

Enviar um comentário