24/02/2013

Amor (Amour - 2012)



                Uma das grandes surpresas nas nomeações dos Óscares, “Amor” conseguiu arrecadar 5 nomeações, entre as quais as de melhor filme, melhor realizador e melhor atriz. O que prova que a academia não está de olhos fechados em relação ao trabalho do realizador Michael Haneke. 
                Georges e Anne são um casal de ex-professores de música já nos seus 80 anos. São um casal bastante feliz, até que Anne tem um acidente vascular cerebral o que vai levar a várias alterações em toda a dinâmica desta relação. 
                Agora Georges vai ter de tomar conta de todas as necessidades da mulher, pondo à prova todo o amor deste casal. Conseguindo tocar em temas tão sensíveis como a eutanásia, Michael Haneke consegue sempre deixar o espetador a pensar o que faria na mesma situação. 
                É interessante ver tanto o desgaste físico e psicológico dos protagonistas, um devido à doença e o outro devido a ter de tomar conta de tudo o que se passa. 
                É verdade que Emmanuelle Riva faz um grande trabalho de interpretação, mas acho que Jean-Louis Trintignant também merece algum prestígio, pois é ele que carrega igualmente o filme. 
                Um drama intimista que merece todas as nomeações que tem. 

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário