18/10/2012

Frankenweenie (2012)


               Uma animação de Tim Burton, cujo realizador, por si só, torna o filme num obrigatório a ver. E quais são as características? É a preto e branco - aí nada contra. É em stop motion - já estamos habituados a esta técnica com Burton. É em 3D - pronto, aí é que a coisa podia ter corrido melhor. Mas como é que será que correu o mais recente trabalho de Burton, que teve a sua origem numa curta-metragem do mesmo de 1984?
               Victor é um cineasta amador e apreciador das ciências, cujo seu único amigo e companheiro é o seu cão Sparky. Quando Sparky é atropelado, Victor decide aplicar o seu conhecimento científico para o trazer de novo à vida.
               Nota-se que todo o filme é uma caricatura ao filme “Frankenstein”, desde o nome de família de Victor até ao nome e aparência das outras personagens, sendo que a sua família vizinha é Van Hellsing. O estilo característico de Burton, um humor mais gótico e personagens com pernas enormes também estão presentes nesta nova animação.
               O stop motion está a um bom nível mas não perfeito. O movimento da boca de algumas personagens está mal feito e às vezes não corresponde aquilo que estão a dizer. Usar o 3D também não foi a escolha acertada: temos uma ou outra cena que foram acrescentadas de propósito para fazer uso desta tecnologia mas nota-se que se tratou mais de uma decisão económica do que artística.
               A história, embora inicialmente possa apresentar algum interesse, passado um pouco deixa de fazer muito sentido. Uma pista, Sparky não vai ser o único animal a ressuscitar. O final também podia ser melhor, mas isso digo eu.
               Uma animação de Burton razoável.

Nota:3/5

2 comentários:

  1. Viva! Ainda não vi o filme, mas estou curioso.
    Uma pequena nota: não será "stop motion" em vez de "slow motion"?

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Obrigado pelo reparo, já alteramos.

    ResponderEliminar