16/03/2012

John Carter (2012)

                Vão vocês perguntar, quem é John Carter? Pelos vistos era uma conhecida personagem de BD. Mas, a não ser que tenha perto de 100 anos, não esteve presente na altura do seu lançamento. Então porque é que a Disney decidiu, passado tanto tempo, pegar nesta personagem? A resposta é simples, os enormes avanços tecnológicos feitos, que permitem uma fiel recriação de todo este mundo, desde as paisagens até todos os extraterrestres. Mas será que valeu a pena?
                A resposta é um confortável sim. É, sem dúvida, um excelente filme de ação. A história é simples, John Carter é um mineiro terrestre, durante o século XIX, que, após encontrar um estranho artefacto, é teletransportado para Marte, chamado pelos habitantes Borsoom. Aí, devido às diferenças gravitacionais, Carter consegue saltar dúzias de metros e possui uma incrível força. E pronto, o resto é fácil de adivinhar, Carter mete-se no meio de uma guerra civil e encontra uma rapariga que merece ser salva. Contudo, consegue ter algumas boas surpresas, que são boas para manter o espetador interessado.
                Embora seja um filme de ação, possui vários elementos cómicos, o que até funcionam bem, e servem para cortar com os vários momentos de ação frenética. Que por sinal estão muito bem conseguidas, desde os excelentes efeitos visuais, até à boa utilização do 3D, que não remetem para o meio deste árido planeta.
                A prestação dos atores também está no razoável, não é nada de extraordinária, talvez com a quota-parte distribuída pelo próprio guião, porém não desaponta. E tanto o som como os visuais do planeta vermelho estão em grande nível, com todas as raças do planeta vermelho extremamente bem definidas, e com uma aparência “real” - também com os 250 milhões de dólares de orçamento não é de estranhar.
                E não achem estranho encontrarem algumas similaridades nesta história dos anos 10 com outros filmes, desde Avatar, com uma grande utilização do azul, até Star Wars, com perseguições de pequenas naves no deserto.
                Por fim, “John Carter” é um excelente filme de ação, que deve ser visto pelos apreciadores do género.

Nota:3,5/5

1 comentário:

  1. o filme podia ter tido um título completamente diferente, de forma a atrair público... É que até é interessante, gostei muito, mas, tanto pelo título e pelo logo, não é nada que desperte tanta atenção e motivação para gastar umas coroas no cinema, bem como umas horinhas... :)

    ResponderEliminar