23/02/2012

Cavalo de Guerra (War Horse - 2012)

               “Cavalo de Guerra” é um filme produzido pelo grande Steven Spielberg e está nomeado para seis Óscares da academia, incluindo para o Óscar de melhor filme. Mas será que tem mérito para lá estar?
               Sinceramente acho que não. Sim, é um bom filme, mas não é O filme. Muito do seu protagonismo reside no estrelato do seu diretor. O filme em si baseia-se num relacionamento entre um rapaz e um cavalo, treinando-o para arar o campo e assim salvar a sua família da falência. Porém, com a chegada da Primeira Guerra Mundial, o cavalo é comprado por um jovem oficial. E assim se vai desenrolar todo o filme, com o cavalo a passar de dono em dono até voltar a encontrar o seu amigo – que, previsivelmente, todos sabemos que vai acontecer, é óbvio que tem de acabar bem…
               Com esta película, Spielberg cria várias cenas dramáticas, contudo isto é claramente exagerado. Os momentos verdadeiramente dramáticos não existem de verdade.  As cenas em que o cavalo está preso em arame farpado e as que ilustram o modo como os vários donos o tratam estão entre os melhores momentos, mas além disso pouco mais há.
               Tal não signifique que o filme é mau, apenas que se esforça demasiado para tentar criar momentos dramáticos. Porque é muito bom em outros aspetos, tais como a fotografia e o som. Ver as várias paisagens campestres é excelente em termos visuais e que só por esses vários momentos merece ser visto.
               É um bom filme, sem dúvida alguma, mas não é um excelente filme, recomendo a ver se tiverem curiosos sobre um dos grandes nomeados aos Óscares e se quiserem ver a mais recente obra de Spielberg, que concorre com a produção de Martin Scorsese, “A Invenção de Hugo”.

Nota:4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário