25/02/2012

As Serviçais (The Help - 2012)

               “As Serviçais” é um filme que conta com quatro nomeações para os Óscares, entre os quais o Óscar de melhor filme e o de melhor atriz, Viola Davis pelo seu papel como Aibellen, e que basicamente retrata a vida das empregadas domésticas negras nos Estados Unidos na década de 60.
               Skeeter Phelan, que volta a Jackson após acabar o curso, está cheia de esperanças de se tornar uma jornalista, porém só consegue um pequeno trabalho na coluna sobre limpezas domésticas no jornal local. Contudo, vai ser no seu seio de amigos que vai encontrar a história da sua vida pois, ao reparar na extrema injustiça com que as empregas negras são tratadas, decide então fazer um relato sobre as suas vidas, que evolui para uma luta pelos seus direitos civis e igualdade entre estratos sociais.
               O elenco desta película é muito forte, com Aibellen, a primeira emprega a falar, a ficar com o papel principal. A maneira como todo o filme se desenrola é bastante simples, porém é assim mesmo que está bem, pois ao estarmos sempre a ver o quotidiano destas mulheres, e aquilo que elas tem de aturar para conseguir sobreviver, leva facilmente o espetador a torcer por elas. Porém, a perseguição e medo, dos quais são constantemente alvo, fazem com que as empregadas não adiram de ânimo leve à ideia da futura jornalista.
               Um defeito é a sua duração, durar cerca de 140 mins é um pouco excessivo, contudo é necessário para haver um maior entendimento de todo este mundo.
               A prestação de todo o elenco é brilhante, com cada elemento desta pequena comunidade a ganhar o seu “tempo de antena”.
               Todas as nomeações para os Óscares que este filme foi nomeado têm toda a justiça, e, sem dúvida, merece ganhar alguns deles.

Nota:4/5   

1 comentário:

  1. este filme retrata mesmo as diferenças raciais no séc passado na América. Visto agora até mete "nojo", como é possível tratar os outros assim... Admiro a posição da Skeeter, com um status confortável, mas que arrisca tudo e vai contra todos para denunciar as injustiças da sociedade naquela altura. Gostei muito :)

    ResponderEliminar