19/10/2019

Midsommar - O Ritual (Midsommar - 2019)

    Acabei por não escrever nada sobre “Hereditário”, a primeira longa metragem de Ari Aster, que foi um filme de terror um pouco diferente daquilo a que estamos mais habituados, e que conta com incríveis prestações de Alex Wolff e Toni Collette. Por isso, quando temos o seu segundo filme, em “Midsommar - O Ritual” que, pelos trailers, parece tirar muito de “Hereditário”, é algo que merece atenção.
    Um grupo de universitários viaja até uma aldeia rural na Suécia, para as festividades do solstício de Verão. 
           Vamos ser sinceros. Muita gente vai morrer, não tivéssemos nós a ver um filme de terror. A questão é como chegamos às mortes e se as situações de suspense conseguem entreter. Nessa perspectiva, “Midsommar - O Ritual” é mais uma grande entrega de Ari Aster, só que não chega ao patamar de “Hereditário”. Ao longo de todo o filme, vamos tendo pistas de como tudo se vai desenrolar. E, se não as apanharmos, é uma excelente desculpa para uma segunda visualização. 
Ficamos sempre com a sensação que esta pequena aldeia tem as suas próprias regras, por baixo de todo o sol, tons claros e alegres que transparece. E, embora, todo este clima de tensão seja bom para um filme deste género, quando estamos numa jornada de quase duas horas e meia de duração, tal chega a ser cansativo e vai perdendo o efeito. Não me conseguiu deixar cativado durante todo o tempo pois tudo anda muito devagar e apenas a curiosidade sobre o desfecho é que deixou vontade para chegar ao fim.
Outra culpa para não ter apreciado tanto o filme foram os protagonistas. O casal que seguimos durante a maior parte do tempo está naquela situação em que querem acabar mas ninguém dá o primeiro passo. E, para o papel que têm que fazer, os atores fazem um bom trabalho.Muito do filme tem a ver com o ganho de confiança por parte de Dani, que perdeu os pais e a irmã e, com um namorado que quer ir embora, se sente extremamente sozinha. Porém ela sente-se muito bem acolhida nesta pequena comunidade, fazendo desaparecer a sua desconfiança inicial.
Embora com uma boa fotografia e banda-sonora, “Midsommar - O Ritual” tem uma duração que o prejudica.  

Sem comentários:

Enviar um comentário