29/01/2019

Green Book – Um Guia Para a Vida (Green Book - 2019)


                Três Globos de Ouro, cinco nomeações para os Óscares, uma dupla protagonista constituído por Viggo Mortensen e Mahershala Ali e um bom realizador em Peter Farrelly: foram estas informações que me acompanharam na visualização de um dos mais recentes nomeados para o Óscar de melhor filme.
                Tony Lip, um ex-segurança, é contratado para conduzir e proteger o génio musical Don Shirley na sua digressão pelo sul dos Estados Unidos.
                Desde o primeiro trailer que este filme me pareceu extremamente interessante. Não propriamente pela história em si, mas sim pela interação retratada pelos dois atores principais, com o choque cultural entre a descendência italiana de Tony e a afro-americana de Don. Além disso, fiquei curioso como os dois, ao longo da digressão, se conhecem melhor e formam uma sólida amizade.
                Algumas críticas feitas realçam que o tema do racismo é pouco abordado mas, sinceramente, não estou de acordo. Nem todos os filmes, com esta temática, têm de ser intensamente dramáticos, principalmente quando esse não é o foco principal. Aqui o que interessa é o “confronto” de mentalidades das personagens de Viggo Mortensen e Mahershala Ali. É verdade que há mais momentos que não me caíram bem como, por diversas vezes, temos Tony a “ensinar” Don como ser negro.
                Mas, mesmo com isso, este foi um dos melhores filmes que vi recentemente, e se os Óscares fossem hoje de bom grado lhe dava o grande prémio. Mas, também ainda me faltam ver metade deles, por isso, vale o que vale.


Sem comentários:

Enviar um comentário