21/07/2016

Pelé – O Nascimento de uma Lenda (Pelé: Birth of a Legend - 2016)



                Seria de esperar que este filme tivesse saído um pouco mais cedo, nem que fossem apenas umas duas ou três semanas, para poder capitalizar da euforia em redor do campeonato da Europa. Mas, tirando esse pequeno detalhe, temos mais um filme biográfico, desta vez centrado na estrela de futebol brasileira Pelé.
                Antes de mais, o meu interesse pelo desporto não anda pelas alturas mas mesmo assim acho interessante ver como é que uma das maiores lendas da modalidade chegou onde chegou. Seria de esperar, sendo o filme sobre um brasileiro e tendo como pano de fundo no Brasil, que a língua falada fosse o português – bem que podem tirar o cavalinho da chuva porque o filme é em inglês. O que não deixa de ser um pouco estranho, tendo em conta que sempre que se vê algo escrito ou os figurantes a falarem no plano de fundo, está tudo em português. Até os próprios protagonistas soltam uma expressão ou outra na língua de Camões para logo a seguir passarem para o inglês.
                Em termos de argumento, é aquilo que se pode esperar dentro de uma história deste género, sem mais nem menos. Alguém que veio de um meio social mais baixo mas que possui talento aos pontapés, e que vai sempre subindo de estatuto, sem poder faltar, claro está, as dificuldades e um rival. Também não temos o retrato da vida toda do homem. Para já, ele ainda não morreu, por isso ainda pode haver coisas novas para contar, por isso o filme foca-se na sua infância e na sua estreia no mundial na Suécia em 1958.
                De interpretações até somos bem servidos, Leonardo Lima Carvalho a fazer de um Pelé mais novo e irrequieto e com Kevin de Paula já na adolescência (atenção que não faço a mínima ideia de como é a personalidade do jogador por isso se esta representação é fidedigna ou não terão de ser vocês a julgar). Seu Jorge como o seu pai e mentor também tem um bom desempenho.
                Um filme biográfico interessante, que não foge ao que estamos habituados no género, mas que serve para conhecer melhor o homem por detrás da lenda.


Sem comentários:

Enviar um comentário