19/11/2015

The Hunger Games – A Revolta Parte 2 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 2 - 2015)



                Três anos depois do lançamento do primeiro filme, chegamos ao fim da aventura de Katniss Everdeen. A guerra entre os Distritos e o Capitólio está a chegar ao fim e a Rapariga em Chamas, a relutante líder dos rebeldes, vai derrubar o reinado do Presidente Snow. Francis Lawrence volta, pela terceira vez, como o realizador e não há ninguém que entenda melhor este mundo que ele. A minha maior preocupação é que, como na “Parte 1” apenas se desenvolveu a história, nesta sequela haverá mais de duas horas de pura ação que poderá saturar os espectadores...
                E ação é, sem dúvida, algo que não falta. Conseguem-se criar grandes e intensas cenas de ação, mantendo-se incrivelmente fiel ao material de origem, com muitas situações consideravelmente mais agressivas em relação aos filmes anteriores. Claro está, como este é o último capítulo, toda a gente pode morrer (bem, nem toda a gente, mas algumas personagens conhecidas), o que torna tudo muito mais interessante.
                Mesmo tendo a divisão em dois filmes, dá a sensação que tudo está a ser feito a correr, com cenas que aparecem um pouco caídas do nada, como o casamento de Finnick que se pode ver no trailer e todo o ataque ao Distrito 2. Não que tal não aconteça nos livros, e mesmo no final as coisas começam a abrandar um pouco, mas mesmo assim não dá a satisfação de estar a ver um filme completo.
                Jennifer Lawrence consegue finalizar, em grande, com a personagem que mais popularidade lhe trouxe. Não consegue transmitir melhor aquilo pelo o qual Katniss está a passar, já que toma muito tempo em cenas de ação, mas tem a característica cara de mal-disposta, o que já encaixa bem. Claro que, depois de Lawrence, quem aparece mais são os outros dois elementos do triângulo amoroso, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. Mas, a meu ver, quem dá mais prazer de ver é Donald Sutherland e o modo como interpreta o terrível Presidente Snow. E é impossível não sentir alguma melancolia ao ver a última aparição de Philip Seymour Hoffman.
                Foi uma boa conclusão de uma saga que tem um enorme sucesso comercial e com filmes que são muito superiores a outros do género, como a saga “Divergente”. Será esta a última vez que vemos “The Hunger Games” no cinema?



         


2 comentários:

  1. Por acaso não posso concordar nada, achei um desfecho muito fraquinho, e extremamente previsível da pior forma possível. Na verdade, para mim, enquanto o sucesso/hype envolto ao filme aumentava, a qualidade deste diminuíu, infelizmente. Aproveito para partilhar aqui a minha crítica também: http://www.cinemaschallenge.com/2015/11/critica-hunger-games-mockingjay-part-2.html

    Bons filmes.

    ResponderEliminar
  2. Eu amei o filme e aquele final, que riso de prazer.

    "The Hunger Games: A Revolta - Parte 2": 5*

    Com uma história e ação fogosas, este filme fechou a saga com chave de ouro e recomendo vivamente que o vejam.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar