15/06/2015

Mulher de Ouro (Woman in Gold - 2015)



                Já há algum tempo que ando saturado de filmes biográficos. Não que eles não valham a pena ou não sejam interessantes, mas ando com mais vontade de ver histórias originais. Ao meu olhar, fazer este tipo de filme parece preguiçoso. Mas pronto, logo que, ao menos, a história ou evento retratado estejam bem apresentados, já não é mau de todo. Desta vez, temos Helen Mirren e Ryan Reynolds.
                Maria Altmann é uma octogenária que, na sua juventude, foi obrigada a fugir da Áustria para os Estados Unidos da América, em fuga aos nazis. Altmann quer agora que o governo austríaco lhe devolva um quadro, que pertence por direito à sua família.
                O filme tentou fazer algo que, se não corresse bem, podia ser desastroso. É que, durante o filme, é intercalada a vida atual da protagonista e a sua batalha por aquilo que é seu e as suas vivências enquanto jovem, desde a sua vida feliz até à altura que teve de optar pela emigração forçada.
                Felizmente, as duas histórias são interessantes e estão bem conjugadas. E enquanto, na primeira, temos a dúvida se a protagonista vai conseguir recuperar o seu legado (mas, para quem já conhecer a história, a experiência já não compensa tanto), na segunda, temos toda aquela tensão de saber se a sua fuga vai ser bem-sucedida (claro que já sabemos a resposta mas, mesmo assim, consegue ser cativante).
                Helen Mirren consegue entregar uma grande interpretação dramática, que mesmo não sendo a sua melhor, vale certamente a pena ver. E o advogado que a segue, interpretado por Ryan Reynolds, também faz um bom trabalho, sendo a personagem que mais mudou durante todo o filme.
                É uma história interessante em que há sempre a pequena hipótese de despertar em alguém o interesse no tema da restituição de arte aos seus devidos donos.


1 comentário:

  1. "Mulher de Ouro": 5*

    As duas histórias são muitíssimo bem conjugadas, é uma mais-valia do filme.
    Eu não tinha grandes esperanças para o filme "Mulher de Ouro" e surpreendeu-me positivamente.
    É um filme obrigatório este "Woman in Gold".

    Cumprimentos cinéfilos, Frederico Daniel!
    Ps, caso queiras visitar a minha análise o link é este http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2016/02/eu-nao-tinha-grandes-esperancas-para-o.html

    ResponderEliminar