01/12/2012

Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring - 2001)



           Pegar nos livros de J.R.R. Tolkien não é algo que se faça de ânimo leve, mas Peter Jackson decidiu colocar mãos à obra e tentar adaptar esta obra ao grande ecrã. É que trazer para o cinema um livro que possui uma tão elevada grandiosidad e uma grande lista de pormenores é uma tarefa titânica. Mas será que Jackson deu conta do recado?
           Quando o hobbit Frodo Baggins recebe o Anel Um do seu tio não sabe que encerra nas suas pequenas mãos o instrumento que pode mudar para sempre toda a Terra Média. Para destruir este anel, Frodo vai ter de percorrer meio mundo e, sendo esse mundo cheio de perigos, não pode ir sozinho. Então parte para a aventura com mais 8 companheiros, dos quais 3 hobbits, um anão, um elfo e 3 homens.
           Um aviso desde já, só a versão normal são bem mais de duas horas. Então, se se decidirem pela versão alargada, têm de ter umas 4 horas livres. Mas não é motivo de preocupação, é tempo muito bem passado.
           Vamos começar por analisar este tão heterogéneo grupo. Todos os elementos têm o seu tempo de antena - também com um filme tão longo não é de admirar – mas, sem dúvida, os momentos mais engraçados são protagonizados pelo elfo e o anão pois, sendo de duas raças que não se apreciam muito, estão sempre a implicar um com o outro. Ver os pequenos hobbits é engraçado pois, estando habituados a comer abundantemente e sempre a brincar, é difícil ajustar a este novo mundo de “pessoas grandes”.
           É incrível ver todos os detalhes e empenho que os cenários demonstram, desde aos pequenos montes do Shire até à grande cidade élfica de Rivendell e às escuras minas de Mória. E sem dúvida que Jackson soube escolher o que incluir no filme, pois o primeiro livro tem várias cenas que não seriam de grande interesse de ver no grande ecrã.
           Todo o trabalho é de louva. A incrível prestação dos atores, a imersiva banda sonora e os efeitos especiais de arregalar o olho. Foi a forma como este filme que se revelou que os filmes de fantasia também se mostraram que podem ser levados a sério.
           Um filme que não devem perder.

Nota:5/5           


1 comentário:

  1. O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel: 4*

    Gostei bastante da história de "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel" e conseguiu cativar-me, o argumento de "The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring" estava bem construído e todas as personagens me cativaram à sua maneira.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar