22/10/2012

O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno - 2007)



               Uma fantasia que tem Guillermo del Toro na cadeira de realizador. Pronto, está explicado o porquê de querer ver este filme. E não é preciso mais, é razão que chegue. Mas antes de mais, isto não é uma fantasia para crianças, tem cenas que as podem chocar.
               Na Espanha fascista de 1944, Ofélia, uma rapariga de 12 anos, é obrigada a mudar-se para o campo com a sua mãe, pois esta casou com um militar, que tem como objetivo capturar e matar os rebeldes que se escondem na floresta. Ofélia, uma grande apreciadora de livros de fantasia, decide explorar este novo território. É nestas explorações que encontra um labirinto em ruínas, na qual vai encontrar criaturas mágicas, tais como pequenas fadas e um Fauno. Haverá uma panóplia de tarefas que lhe serão indicadas por estes seres para saber se ela é digna de entrar num mundo mágico.
               Um grande trunfo do filme é conseguir manter duas histórias em simultâneo. De um lado temos o lado fantástico de Ofélia e, do outro lado, o seu padrasto, com a sua luta brutal contra os rebeldes.
               A caraterização dos elementos sobrenaturais está a um nível excelente, tendo sido sábia a decisão de se utilizarem fatos em vez de se acrescentarem as criaturas digitalmente.
               Ivana Baquero, como Ofélia, e Sergi López, como Capitão Vidal, roubam o filme com as suas interpretações. Originalmente, o papel de Ofélia estava originalmente para ser atribuído a uma rapariga de 8 anos, mas, após ver Baquero, del Toro decidiu reformular a personagem. López, tal como o sádico Capitão Vidal a que dá vida, tem grande protagonismo, sendo um dos vilões mais carismáticos de sempre. Uma boa analogia presente é a da tempestade que se passa na sua cabeça com o sítio onde vive.
               Os cenários - aliás como todo o filme - está dividido em duas partes. Temos os cenários de rústicos e de floresta, onde predominam o cinzento, o castanho e o verde, que contrastam com os cenários dourados, onde domina a fantasia e o imaginário.
               Uma fantasia adulta que não devem sem dúvida perder.

Nota:4.5/5

4 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar desta história, como bastante boa. Quando é que vai estar no cinema?

    ResponderEliminar
  2. No cinema já não vais encontrar porque já saiu em 2006. Agora só em DVD ou Blu-Ray.http://www.fnac.pt/O-Labirinto-do-Fauno-Edicao-Especial-DOUG-JONES-sem-especificar/a199177?PID=7&Mn=-1&Mu=-13&Ra=-3&To=0&Nu=3&Fr=0

    ResponderEliminar
  3. Obrigada ! vou vê-lo ;)

    ResponderEliminar
  4. Este filme foi-me aconselhado. Quando o vi fiquei fascinada. Está extraordinariamente bem feito. Está, sem dúvida, no meu top. :)

    ResponderEliminar