29/07/2012

Brave: Indomável (Brave - 2012)


               “Brave: Indomável”, o mais recente filme da Pixar, conta com duas inovações. O enredo toma como cenário a Escócia, e pela primeira vez, conta com um elemento feminino como protagonista.
               Merida é uma princesa escocesa que só quer cavalgar pelas planícies verdejantes da sua terra e praticar o arco e flecha. Mas tal não está nos planos da sua mãe, que quer que a sua filha se porte como uma princesa digna e se case com um filho de um chefe de clã, de modo a trazer paz para o reino. Num gesto de revolta juvenil, Merida foge do castelo e encontra uma bruxa, que lhe dá uma poção que mudará o seu destino.
               O tema não é propriamente inovador. Dilema e revolta adolescente são temáticas recorrentes nos filmes de animação. Contudo, isso é disfarçado pelo facto de ser num país diferente e com vasta cultura.
               Nota-se que houve uma grande investigação na cultura do país, desde os castelos às roupas e à biodiversidade. Aliás, os únicos animais além dos cavalos e cães são os ursos,que desencadeiam os momentos de maior ação do filme. Como não podia deixar de ser existem momentos cómicos, e embora eles sejam bons, são escassos.
               O 3D está agradável. Não cansa os olhos e não existem cenas forçadas para o usar, o que foi uma surpresa, pois sendo um filme com uma forte presença do arco e flechas seria de esperar que aparecessem setas na nossa direção a todo o momento.
               Como não podia deixar de ser a animação está a um grande nível, principalmente o efeito da água. A adapatação das vozes para português foi bem conseguida, pois consegue notar-se o típico sotaque escocês.
               É um típico filme da Pixar que vai de certeza agradar tanto aos mais jovens como aos mais “crescidos”.

Nota:4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário