08/05/2012

Temos de Falar Sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin - 2012)


               “Temos de Falar Sobre Kevin” é um filme um pouco invulgar, na medida em que retrata assuntos que não são muito comuns de se encontrar em enredos cinematográficos, em grande parte devido à sua polémica. Neste caso, são abordados crimes na adolescência, mais propriamente massacres nas escolas, e a relação entre mãe e filho.
               Kevin é um filho fruto de uma gravidez indesejada, apenas mantida por vontade do pai. E desde o seu nascimento, a sua mãe, Eva, não disfarça muito a falta de amor que sente pelo seu pequeno filho. Kevin mostra igualmente um comportamento um pouco estranho, sendo muito mais desagradável para a sua mãe do que para o seu pai. Tal comportamento persiste até a sua adolescência, onde irá cometer um massacre na escola onde anda.
               O filme passa-se em dois espaços temporais diferentes, um anterior ao nascimento de Kevin e um outro após o massacre, já com ele preso, onde mostra a mãe dele totalmente destroçada e ostracizada pela maioria das pessoas. Embora esta segmentação seja uma opção interessante por parte da realização, esta estrutura não resulta muito bem, pois a uma certa altura uma pessoa pode perder-se um pouco, com dificuldade em entender o que é presente e o que é passado, o que poderá interferir com a compreensão do fio narrativo.
               Mas este filme quer é deixar o seu visualizador a pensar, pois fala sobre um tema polémico. Será que Kevin adquiriu o seu comportamento sociopata devido ao tratamento da sua mãe ou é algo que veio dele próprio, sem relação alguma com as suas origens...?
               Todas as personagens estão excelentemente bem representadas, dando uma boa fidelidade ao filme.
               A mensagem é bem veiculada e transmitida pelo elenco, sendo um bom filme dramático que quer deixar quem o vir a refletir...

Nota: 3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário