05/04/2012

Santuário (Sanctum - 2011)


               “Santuário”, à semelhança de “Enterrado”, é um filme muito fechado, não aconselhado para quem é tendencialmente claustrofóbico. A diferença básica é que passamos de um caixão para uma caverna, e temos um elenco maior.
               O filme retrata um grupo de aventureiros, que decide explorar uma das poucas grutas ainda por descobrir. O problema aqui vem na forma de uma tempestade, que tapa a única saída da gruta enquanto a vai enchendo de água. Como é previsível, cabe ao pequeno grupo que ficou preso arranjar outra saída.
               Um excelente ponto positivo é toda a ambientação do filme. Existe uma boa sensação de claustrofobia, causada por toda aquela rocha e água. E os efeitos da mesma também estão muito bons, mesmo no formato digital, pois não vi em 3D.
               Porém, o ponto negativo é o elenco. Este contém inúmeros clichés, sendo o mais óbvio o da relação disfuncional entre pai e filho que é resolvida durante toda esta catástrofe. Temos aquele membro que nunca liga aquilo que lhe é dito, o que está doente e se sacrifica pela equipa e o que tenta se “safar” a todo o custo.
               É um bom filme, que consegue recriar uma boa sensação de “aperto”, com uma pessoa a sentir-se presa da mesma maneira que as personagens, mais por culpa da encenação do que pelas personagens em si. Devia ter-se investido um pouco mais neste departamento.
               Um filme que vale a pena ver.

Nota:3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário