21/04/2012

O Rei Leão (The Lion King - 1994)


               Em 1994, a Disney lançou um dos seus melhores - ou talvez O melhor - filme até agora. Com personagens marcantes e excelentes cenas, “O Rei Leão” é sem dúvida um filme que merece todo o protagonismo que recebe.
               Para quem não sabe a estória, se é que é possível, aqui fica um pequeno resumo. Simba é um pequeno leão que tenta ser como o pai, o corajoso e destemido rei da savana Mufasa, e que tem de fugir pela vida quando o seu tio mata o seu pai e o tenta matar a ele. E é nessa vida de exílio que vai crescer e conhecer duas personagens, Timon e Pumba, um suricata e um javali, que são os responsáveis pelos momentos mais divertidos.
               Porém, nem tudo são gargalhadas durante o filme, este tem momentos incrivelmente dramáticos, que podem ser apreciados tanto por aqueles que o viram em pequenos na sua estreia, como dezoito anos depois, já mais crescidos. Um dos melhores momentos é certamente quando, após a morte do seu pai, o pequeno e inocente Simba está junto ao corpo inerte do pai e tenta “acordá-lo”, chamando por ele e aninhando-se junto a ele. O filme fala igualmente da hierarquia do mundo animal, do sentido da vida e da responsabilidade.
               E como marco da animação que é, não se podia deixar de falar do desenho, que pode ser ainda apreciado nesta altura, em que as técnicas digitais abundem e nos inundam as animações. Com as cenas mais alegres a serem marcadas por cores e tons mais vivos, e as mais tristes com tons mais cinza. As cenas musicais são igualmente de grande valor e personagens como Timon a Pumba a ficarem na nossa memória.
               Um filme obrigatório, principalmente para os fãs da animação.

Nota:5/5

1 comentário: