31/10/2011

O Hospício (The Ward - 2011)


               “O Hospício” é o título de regresso do ecrã do mestre do terror John Carpenter, que nos trouxe “Halloween”. É um bom filme, numa altura em que os filmes de terror se resumem a remakes de séries de sucesso.
               Temos aqui Kristen que, após ter incendiado uma casa e com total amnésia do seu passado mais recente, é enviada para uma instituição psiquiátrica. Lá, irá encontrar outras quatro pacientes, cada uma com a sua psicose e personalidade diferente. Porém, Kristen rapidamente se apercebe que algo de errado se passa neste hospital, pois andam a ocorrer estranhos desaparecimentos.
               Kristen não sente que merece estar internada, imaginando, pois, várias maneiras de fugir e aproveita todas as oportunidades para tal. Para o conseguir vai precisar da ajuda das suas mais recentes “amigas”. São estas tentativas de fuga que revelam os momentos de maior tensão do filme. Todo o mistério em volta da última paciente desaparecida antes da chegada de Kristen, e o passado da mais recente “maluquinha” são as perguntas que apenas nos vão ser respondidas no fim do filme.
               Um ponto negativo, deste filme, é a fraca caracterização do fantasma que habita o hospício. Numa altura em que já vimos várias demonstrações de uma excelente caracterização, este fantasma deixa um pouco a desejar.
               Temos uma grande economia de cenário e personagens. Tal permite-nos criar uma maior ligação com as personagens, o porquê de não falarem da anterior paciente, e escolher assim a nossa neurose favorita. Permite igualmente um bom conhecimento do cenário envolvente, através de uma constante visualização dos mesmos cenários. Porém isto pode levar a alguma repetição e cansaço por não ser mostrado nada de novo durante grande parte do filme.
               É um bom filme para ver na próxima noite de Halloween, mas se procura O filme de terror vai ter de procurar um pouco mais.

Nota: 3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário