17/01/2022

Resident Evil - Raccoon City (Resident Evil: Welcome to Raccoon City - 2021)

          Queria mesmo muito que este filme fosse espetacular. Não o melhor filme do ano (não estou ainda assim tão mal da cabeça), mas ao menos algo com cabeça, tronco e membros, que me deixasse entusiasmado e que fosse uma boa adaptação dos jogos. Os filmes de Paul W.S. Anderson sempre foram um guilty pleasure mas a única semelhança com os jogos é mesmo só o nome. Por isso, quando vi que íamos ter uma adaptação mais fiel, mesmo que com um orçamento mais reduzido, fiquei entusiasmado.
          Em 1998, os habitantes de Raccoon City começam a sofrer transformações e a mansão Spencer pode ter as respostas para o que se está a passar.
          Mas o que raio é que aconteceu aqui?! O filme parece que também saiu diretamente dos anos 90 e não no bom sentido. Os diálogos são incrivelmente fracos e anedóticos e as personagens são completas caricaturas sem qualquer interesse. Os atores deixam um pouco a desejar, com a exceção de Kaya Scodelario, que se consegue destacar em relação aos outros. E meter Neal McDonough é praticamente saber logo quem é o vilão, e como vai ser interpretado.
          Um ponto positivo do filme é que a criação de um ambiente de terror, tanto da cidade, como da mansão que, porém, depois parece que não são bem explorados. E os zombies até nem estão mal caracterizados, tendo em conta o modesto orçamento de 25 milhões de dólares. Só que depois, quando passamos a monstros mais complicados, a coisa não corre tão bem, e nestas alturas nota-se bem que os efeitos não estão muito bem acabados.
          Além disto, o filme tenta fazer demasiadas coisas: tenta adaptar o primeiro e segundo jogo ao mesmo tempo, com umas pitadas do terceiro. E, no final, acaba por não fazer favor a nenhum deles.
          Terá sequela? Duvido muito, tendo em conta tanto as críticas como as receitas. Vamos deixar esta saga descansar durante uns 10 anos e depois tentamos outra vez, pode ser?

Sem comentários:

Enviar um comentário