01/02/2021

Uma Noite em Miami (One Night in Miami - 2021)

          A Amazon Prime traz-nos o primeiro grande filme de Regina King como realizadora. Em “Uma Noite em Miami”, seguimos um quarteto das figuras mais importantes da comunidade negra, em 1964, nomeadamente Malcolm X, Jim Brown, Sam Cooke e Cassius Clay (que virá a mudar de nome para Muhammad Ali).
          Sinceramente, não sabia bem o que esperar deste filme. Do pouco que sabia, parecia-me algo interessante mas nada de extraordinário. Felizmente, foi tudo uma agradável surpresa. Inicialmente, um tom mais leve e cómico, enquanto somos apresentados aos quatro elementos e ao modo como se relacionam com o mundo. É só depois de estarem juntos e começarem as suas discussões que o tom mais pesado e intenso do filme se manifesta.
          Aqui, o importante é o modo como cada um dos protagonistas usa o seu destaque e protagonismo de modo a avançar com a causa dos direitos civis e a revolta cultural dos anos 60. Tudo se centra como eles discutem as “prestações” entre si e como é que podem ser melhoradas.
          Tudo isto consegue ser interessante e empolgante, não só pelo argumento do filme, mas também pelas incríveis prestações de todo o quarteto, nomeadamente Kingsley Ben-Adir, como Malcolm X, Eli Goree, como Cassius Clay, Aldis Hodge, como Jim Brown e Leslie Odom Jr., como Sam Cooke. E não seria de estranhar que surgisse alguma nomeação para os Óscares deste ano.
          “Uma Noite em Miami” é um grande filme que, embora se passe nos anos 60, pode muito bem ser aplicado aos dias de hoje.


Sem comentários:

Enviar um comentário