30/12/2014

Nightcrawler - Repórter na Noite (Nightcrawler - 2014)



                Este filme de Dan Gilroy foi a surpresa para este fim de ano. E como é que o fez? Graças a um grande protagonista e a uma crítica aos media dos dias de hoje.
                Lou está desesperado à procura de algum trabalho e, para resolver isso, decide entrar no jornalismo do crime em Los Angeles. Um mundo onde faz um incrível sucesso, embora não sem tentar alterar as histórias.
                Jake Gyllenhaal consegue aqui uma das suas melhores interpretações até à data. Lou é uma personagem que até vamos simpatizar no início mas que, ao longo do filme, nos apercebemos que se aproxima muito de um sociopata e estamos mais a torcer para que algo lhe corra mal. Mesmo no aspeto físico, a aparência de um lobo, ajudou a criar uma maior personagem.
                  A crítica aos media e ao modo como as notícias funcionam também está bem presente. As notícias querem o sensacionalismo, apenas aquilo que pode chocar a opinião pública: quando mais sangrento e macabro, melhor. Quem vence no mundo das notícias? Aquele que tudo faz pela melhor história, a melhor imagem e o melhor plano.
                Toda a ambientação sombria contribui para um filme mais negro, um reflexo do próprio protagonista.
                Um filme certamente a não perder.


Sem comentários:

Enviar um comentário