18/10/2013

Filmes que Marcaram: Inês Moreira Santos, Hoje Vi(Vi) Um Filme






Começo por agradecer ao Tiago o convite para participar nesta iniciativa.
Muitos seriam os títulos a destacar... Destaquei apenas sete, mas tantos outros poderiam juntar-se-lhes por inúmeras razões.

ANNIE HALL

Sendo eu grande fã de Woody Allen, e sendo Annie Hall o meu filme favorito do cineasta, não poderia deixar de constar nesta lista. Relações complicadas, levadas para o ecrã - como sempre - de forma brilhante.

AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO


Um retrato português, que une a realidade e a ficção de forma perfeita. O filme de Miguel Gomes consegue levar-nos às lágrimas de riso ou de comoção, como poucos.




CINEMA PARAÍSO

Símbolo da paixão pelo cinema (e não só). Cinema Paraíso é envolvente e muito emotivo.



LARANJA MECÂNICA 

Um filme genial - e que outro génio que não Kubrick para o realizar? Crítico e provocatório, Laranja Mecânica é verdadeiramente marcante, e um dos filmes da minha vida.




MULHOLLAND DRIVE

É um desafio, psicológico e visual, como já uma vez o defini. Gosto de filmes exigentes, e Mulholland Drive é, sem qualquer dúvida, um deles.




O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE
Um filme que transborda felicidade e magia. Impossível ficar indiferente.



O GABINETE DO DR. CALIGARI

Um marco na história do cinema de terror e do expressionismo alemão, de que tanto gosto. O meu filme preferido desta escola de cinema. É marcante pela história, pelos cenários e personagens, e pela inspiração que foi e continua a ser.




1 comentário:

  1. Uma vez mais, obrigada pelo convite para participar na tua iniciativa, Tiago. :)
    Vejo que sou das que destacou mais títulos. É sempre interessante conhecer os gostos de cada um, e saber o porquê desses filmes serem tão marcantes.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar