11/06/2013

À Procura de Sugar Man (Searching for Sugar Man - 2013)



                O vencedor do Óscar de Melhor Documentário de 2012, “À Procura de Sugar Man” só agora chegou às salas de cinema nacionais. Sendo de um músico que nunca tinha ouvido falar foi com curiosidade que vi este documentário.
                Dois sul-africanos partem para tentar descobrir a origem do misterioso musico Rodriguez, que embora tenha tido um sucesso quase inexistente na América, era uma enorme estrela da África do sul.
                A intensa procura por este cantor prolongou-se por muito tempo, tendo sido por sorte que tudo correu pelo melhor. O melhor é mesmo entre as várias seções de todo o filme podermos ouvir algumas das músicas deste grande senhor.
                As entrevistas estão bem conduzidas e nota-se que durante a entrevista ao protagonista, que ele é alguém que não está habituado a ter tanta atenção centrada em si, não sabendo como responder a várias das perguntas.
                O filme centra-se mais na influência da música de Rodriguez na África do Sul em vez da sua vida pessoal. Que sendo um país com uma forte repressão, onde tudo era censurado, a sua música trazia uma mensagem de liberdade e de que era possível lutar.
                Um bom documentário com uma grande banda-sonora.


Sem comentários:

Enviar um comentário