19/01/2013

00:30 A Hora Negra (Zero Dark Thirty - 2013)



                Ui, o filme que fala sobre a captura de Osama Bin Laden pelos americanos após os trágicos acontecimentos de 11 de Setembro. Já deu grandes controvérsias, principalmente devido a explicitar a tortura que é aplicada aos prisioneiros. Isto, num suposto filme que retrata com fidelidade todos os acontecimentos, isto não ficou muito bem na imagem dos americanos, que têm uma política de não torturar - daí a polémica. 
               Este não é um filme de ação nem de guerra, é um thriller e, por sinal, um bem parado. Como o mais comum dos mortais, eu estou por dentro dos principais atentados terroristas mas, mesmo assim, houve alturas em que me perdi no filme; devia haver uma melhor explicação de alguns pormenores que, não sendo fundamentais, não deixam de merecer uma devida explicação. 
                Jessica Chastain é quem interpreta o papel da protagonista - até já ganhou um Globo de Ouro por este trabalho - que não acho que seja totalmente merecido. A atriz consegue interpretar uma personagem forte e convincente mas parece que lhe falta algo, alguma coisa para elevar a personagem num patamar mais destacado. 
                Tal não significa que não haja bons momentos. Estes encontram-se principalmente na parte final mas, num filme que conta com duas horas e meia de duração, poderá levar à desistência por parte de alguns espectadores antes de chegar a essas cenas. Provavelmente as suas várias nomeações em festivais, entre os quais 5 para os Óscares, devem-se mais por ser um filme que apresenta os americanos como os grande heróis. E, claramente, a nota no Metacric de 95/100 é um enorme exagero.
                Um thriller interessante mas esta realizadora já fez um trabalho bem melhor.
 

Nota: 3,5/5

2 comentários:

  1. Quero muito ver esse filme. Gostei do blog. Te seguindo. Abraços.
    www.dicaselistas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também estou louco para ver esse filme. Bem... e já estou estou te seguindo rsrsrsrs

    abraço

    ResponderEliminar