13/12/2012

O Hobbit: Uma Viagem Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey - 2012)


               Após saber que iria existir uma versão cinematográfica deste livro de J.R.R. Tolkien, passaram-me alguns pensamentos pela mente: "Guillermo del Toro como diretor,? Pode correr bem. Mudança para Peter Jackson? Pode correr muito bem!"; "Divisão do filme em duas partes? Aceitável e, em certa medida, previsível. Divisão em três partes?! Já é esticar muito a corda..." Mas vamos lá ver como correu esta primeira parte.
               Quem leu o livro pode ficar descansado. O filme retrata com uma fidelidade quase perfeita o livro. No entanto,inclui mais coisas mas já falaremos disso.
               Tudo se passa 60 anos antes da história do primeiro filme da saga de “O Senhor dos Anéis”, com um cómodo e recatado Bilbo Baggins prestes a embarcar numa aventura: ajudar 13 anões a restaurar o seu lar que foi apoderado por um massivo dragão.
               Pelo caminho, Bilbo vai encontra criaturas como trolls e goblins e velhos conhecidos da trilogia original, tais como o rei elfo Elrond e Saruman, o Branco. O trajeto do pequeno hobbit é já o esperado, primeiro mais receoso do desconhecido e, ao longo da aventura, muito mais destemido, surpreendendo tanto os seus companheiros como a si próprio.
               Não fiquem à espera do mesmo tom épico que nos outros filmes. Este é bem mais leve pois o próprio livro foi escrito para um público mais jovem. Todos sabemos o que acontece quando se reúnem muitos anões de uma só vez: muita palhaçada e pancadaria. E, de facto, é o que acontece, o que sem dúvida é o principal responsável pelo tom mais ligeiro do filme.
               Agora, quanto às características técnicas, posso dizer que o 3D, pronto, é o 3D, tem a sua graça. Em conjunto com a grande novidade do filme, os 48 frames por segundo (48fps) - o dobro dos restantes filmes -, serve para criar atmosfera e ambiente mais brilhante , vivo e fluido, com alta qualidade, parecendo mesmo que estamos a presenciar a cena em pessoa, quer seja um grande plano de paisagem quer seja num momento com mais ação como nos combates. Contudo, nos momentos em que a câmara se mexe mais depressa, poderá criar alguma confusão. Quanto à versão 3D nos já vulgos 24 fps, esta é igual a tantas outras produções com esta tecnologia: alguns momentos que se nota a tridimensionalidade mas nada de transcendente.
               Os efeitos especiais são completamente diferentes. Neste filme temos uma ampla utilização dos mesmos em detrimento da caracterização, o que certamente vai dividir opiniões. Quanto aos restantes elementos do filme (como banda sonora, fotografia e interpretações do elenco) são excelentes, o que por si só vale a ida ao cinema. Só um detalhe, este pequeno passeio vai durar quase três horas, o que, numa sala de cinema, é um pouco excessivo.
               E a introdução de apêndices? Vale a pena? Embora certamente fiquemos a saber mais sobre a Terra Média, não são totalmente necessários e podem até nos distrair do enredo principal.
               Um bom regresso a esta terra de fantasia. Cá se fica à espera das outras duas partes.

Nota: 4,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário