27/11/2012

Memento (2001)



               Se está aborrecido com a forma normal de um filme se desenrolar, isto é, do inicío ao fim, então tem de ver este filme de Christopher Nolan. É que, se o vir como vê todos os outros filmes, nem vale a pena, não vai entender nada.
               Durante o filme seguimos o percurso de Leonard Shelby, que quer encontrar o responsável pela violação e homicídio da sua mulher. Leonard, desde esse incidente, não tem memória a curto prazo. Isso leva-o a fotografar e escrever, muitas vezes em forma de tatuagens, tudo o que é relevante.
               A razão pelo motivo da visualização ser tão diferente? Começa de trás para à frente. Sabemos logo quem é o assassino e o seu destino. Quando descobri isto, o meu primeiro pensamento foi: isto já não tem piada nenhuma, já sabemos o final! Mas tal não acontece pois, ao longo de todo o filme, vamos desvendar os motivos do protagonista, o seu trabalho de detetive e se, de facto, apanhou a pessoa certa.
               Aqui Guy Pearce consegue uma prestação exemplar. O restante elenco consegue cumprir com o resto do filme, não dando nada de especial ao enredo mas consegue cumprir com aquilo a que se propõe.
               O filme vale pelo seu enredo e pela maneira como o trata.

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário