07/08/2012

O Código Base (Source Code - 2011)



               “O Código Base” é um claro filme de ficção científica, como já poucos há, pois consegue deixar quem o vê a pensar, o que é sempre um grande feito. Contudo, para conseguir fazer isso, aborda um tema polémico: as viagens temporais. Uma temática que pode levar ao desastre.
               Colter Stevens encontra-se num comboio e vê-se num corpo que não é o dele, acompanhado por uma mulher que não conhece mas que fala com ele como se fossem bons amigos. E a dada altura o comboio explode e ele acorda de novo na mesma situação. Para não revelar a história, vou apenas dizer que Colter tem cerca de oito minutos para descobrir o bombista, e assim impedir que uma catástrofe aconteça.
               Jake Gyllenhaal, que interpreta Colter Stevens, faz brilhantemente o seu papel. Consegue parecer preocupado, paranoico e determinado nas alturas certas, e consegue fazê-lo bem. As duas personagens secundárias, Michelle Monaghan e Vera Farmiga, conseguem interpretar o elemento romântico e o de narrador, correspondentemente, de uma forma muito interessante.
               É um filme que adquire uma grande velocidade quando Stevens percebe finalmente o que tem de fazer, conseguindo prender a atenção do espetador, que não vai nem deve perder um único momento.
               Não é claramente um filme para grandes efeitos especiais, contudo aqueles que apresenta são de boa qualidade.
               Não atingiu grandes valores de bilheteiras, 123 milhões de dólares, mas tendo em conta que custou 32 milhões, não foi mau de todo. E pode ser que, nesse seguimento, existam mais filmes de grande qualidade que não se prendam apenas com os lucros que possam ter.
               Um bom filme de ficção-científica como há muito não aparece.

Nota:4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário